quinta-feira, julho 25Notícias
Shadow

Nova diretoria e ações em prol do título de Capital Nacional da Moda Infantil marcam balanço anual da Acig

Eleição para o biênio 2022-2024 decidiu pela manutenção de Edemar Wieser no comando da entidade, comprovando o fortalecimento da trajetória de apoio ao empresariado aliado a novas propostas de suporte aos associados

As reflexões acerca das atividades desenvolvidas no decorrer do ano trazem para a Associação Empresarial de Gaspar a sensação de que o dever como entidade representativa vem sendo cumprido. Ao longo de 2022, uma série de ações voltadas ao empresariado local marcaram a trajetória da Acig e reforçam o compromisso de dar suporte e apoio ao associado.

A eleição para a diretoria decidiu pela manutenção de Edemar Ênio Wieser como presidente, o que reforçou os acertos de uma gestão íntegra e voltada aos interesses empresariais. “Na gestão passada eu era vice-presidente e, por conta das circunstâncias, assumi a presidência por um ano, cumprindo o papel com muita responsabilidade. Mas ser eleito diretamente ao cargo traz uma carga diferente: pude propor uma renovação nas demais cadeiras da diretoria, valorizando desde o pequeno empresário até os representantes das grandes corporações e, com uma voz uníssona a eles, elaborar um planejamento de novas ações dentro da entidade”, afirma o presidente.

A valorização da presença feminina foi uma das tônicas de 2022, com um maior número de mulheres compondo a mesa diretora. Essa representatividade também ficou evidente na final da segunda edição do Prêmio Leopoldo Schmalz de Empreendedorismo, que já entrou para o calendário de eventos da cidade e que teve como finalistas três empresárias.

Atender as necessidades do empresariado continuou sendo prioridade. Processos facilitadores, oportunidade de capacitação, palestras orientativas, encontros e workshops, a retomada de atendimentos pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a ampliação dos serviços de convênios e benefícios deram o tom das atividades no decorrer do ano. Destaque para a parceria entre a Acig e a Fritz Müller – Hub de Conhecimento (uma das mais relevantes instituições de educação continuada de Santa Catarina) com descontos de até 20% para cursos de qualificação profissional.

Núcleos setoriais  

A transformação do Núcleo de Parques Aquáticos em um Comitê Aberto foi um passo estratégico para que as ações de cada integrante do segmento pudessem ser melhor desenvolvidas – e também abriu precedente para a estruturação de um novo Núcleo. “Estamos estudando como poderemos potencializar o atendimento ao associado, abrangendo segmentos lineares aos Parques Aquáticos de maneira ainda mais concisa”, destacou Edemar, lembrando que o setor continua recebendo todo o respaldo da Acig e tem o aval em todas as deliberações do comitê quando necessário.

O Núcleo Imobiliário, por sua vez, teve uma troca de coordenação, cumprindo com a rotatividade prevista para o cargo. Agora Eduardo Pedrini está à frente do grupo, que permanece com Ana Paula Fausel na equipe de gestão.

Núcleo Têxtil e o título de Capital Nacional da Moda Infantil 

O selo que vem projetando a cidade país afora traz consigo uma grande responsabilidade: a de desenvolver ações em conjunto entre todos os atores impactados com o título para que seja possível atender à demanda gerada com uma projeção tão vasta. “É importante que a prefeitura, entidades representativas, a classe empresarial e a comunidade se unam para elevar a cidade de Gaspar ao patamar do título que tem agora. Estamos atraindo olhares e, diversos segmentos, além do têxtil, precisam se preparar para receber turistas e compradores e atender esse público à altura”, destaca Edemar.

Como entidade propositiva, a Acig articulou várias iniciativas que pudessem gerar um movimento positivo para toda Gaspar: uma delas foi a elaboração do Diagnóstico Situacional da Capital Nacional da Moda Infantil, um documento formatado a partir da opinião de diversos participantes e que sugere ações para o desenvolvimento da cidade a partir do selo conquistado em instâncias como turismo, educação, mobilidade urbana, segurança pública e qualificação profissional, por exemplo. O documento, que foi entregue à prefeitura, está disponível na íntegra no site da Acig.

Além dessa iniciativa, palestras e encontros voltados ao setor têxtil buscaram disseminar informações e boas práticas para que o setor possa curar suas dores e se organizar melhor tanto em estrutura quanto na qualificação profissional e no processo produtivo. “O Núcleo Têxtil da Acig tem feito um trabalho bastante conciso, colaborativo e agregador para fortalecer o segmento e fazer jus ao título que a cidade tem”, ressalta o presidente da entidade. 

Sobre a Acig

A Associação Empresarial de Gaspar (ACIG) foi fundada no dia 22 de junho de 1982. A entidade é formada por pessoas com ideias empreendedoras, que buscam o desenvolvimento dos empresários da cidade, além do desenvolvimento municipal. É um órgão capaz de gerar instrumentos facilitadores para a classe empresarial, servindo como um ponto de convergência de interesse dos associados, comunidade e gestão pública.