quarta-feira, junho 19Notícias
Shadow

Festas de fim de ano exigem cuidados para evitar o contágio pela Covid-19

Além da vacinação, higienização das mãos e uso de máscaras voltam a ser aliados no combate à disseminação do vírus
Desde 2020 alguns momentos específicos do ano vem acompanhada de um aviso: evitar a disseminação do coronavírus. Com a chegada das festas de fim de ano, o alerta soa novamente para que todos os cuidados para evitar a contaminação sejam tomados, mesmo que haja um relativo controle da doença.

A ampliação da vacinação continua sendo a principal forma de combater a disseminação de todo e qualquer vírus. É preciso ficar atento ao calendário de vacinação das cidades e completar o esquema vacinal de todos que já foram liberados a receberem as doses. Atualmente, a vacinação está autorizada para crianças a partir dos seis meses de idade em todo o Brasil, mas é preciso conferir as regras e funcionamento específico em cada cidade.
Porém, há outras formas de evitar a contaminação pelo coronavírus. Uma das mais eficazes é a higienização das mãos e a etiqueta da tosse. Utilizar água e sabão e complementar a limpeza com álcool a 70% é suficiente. Outra forma de se prevenir do contágio é usar máscaras, principalmente em locais com maior aglomeração de pessoas.
“O ideal é evitar lugares fechados e, se for necessário, usar a máscara de proteção e permanecer no local o menor tempo possível. Para as festas, se a vontade é reunir a família, o ideal é escolher um espaço aberto e bem ventilado e, se possível, evitar o contato com pessoas que tenham sintomas respiratórios não esclarecidos”, alerta o pneumologista e diretor técnico do Hospital Dia do Pulmão, de Blumenau, Mauro Sérgio Kreibich.

É preciso lembrar que a pandemia ainda não acabou e que a saída para as festas e para as férias pode gerar uma falsa sensação de segurança. Por conta disso, se faz necessário reforçar os cuidados e, em caso de desconfiança de contaminação, buscar os serviços de atendimento.
Confira os horários de funcionamento do Hospital Dia do Pulmão para os últimos dias de 2022 e o início de 2023:

Final de Ano:
Pronto Atendimento Pneumológico (adulto e pediátrico):
De segunda a sexta – das 8h às 18h (até 28/02/2023)
Sábados, domingos e feriados – das 8h às 12h
25/12/2022 – Fechado
01/01/2023 – Fechado

Sala de Vacinas:
De segunda a sexta – das 8h às 18h (até 28/02/2023)
Sábados – das 8h às 12h
Domingos e feriados – Fechado
25/12/2022 – Fechado
01/01/2023 – Fechado

A PARTIR DE 01/03/2023
Pronto Atendimento Pneumológico (adulto e pediátrico):
De segunda a sexta – das 8h às 19h
Sábados, domingos e feriados – das 8h às 12h.

Sala de Vacinas:
De segunda a sexta – das 8h às 19h
Sábados – das 8h às 12h
Domingos e feriados – Fechado

ALINE CAMARGO
Presse Comunicação