domingo, julho 21Notícias
Shadow

Um mês para a 15ª Osterfest: Pomerode (SC) entra na reta final de preparativos para uma das maiores festas de Páscoa da América Latina

Crédito: Daniel Zimmermann/Divulgação.

De 16 de fevereiro a 9 de abril, tradições dos imigrantes alemães se destacam. Mais de 100 mil casquinhas naturais que vão compor a Osterbaum estão sendo pintadas

A Páscoa é uma das épocas mais importantes do ano para os cristão. E é também tempo de celebrar as tradições dos imigrantes alemães em Pomerode (SC): a 15ª Osterfest começa no dia 16 de fevereiro com várias atrações que fazem parte da memória afetiva dos moradores e são heranças culturais que passam de geração em geração.

As duas atrações gigantes do evento estão sendo preparadas. A Osterbaum, árvore de casquinhas de ovos naturais que representa a morte e ressurreição de Jesus Cristo terá mais de 100 mil unidades. Recolhidas pela comunidade, elas já estão sendo pintadas e montadas em guirlandas para serem penduradas na árvore.

Já o ovo com mais de 15 metros de altura terá novidades na estrutura. Toda a superfície está sendo refeita artesanalmente, para que fique esteticamente ainda mais bonito. O tema será divulgado nos próximos dias.

Manfredo Goede, presidente da Associação Visite Pomerode (Avip), que realiza o evento, comenta que a cidade está mobilizada nos preparativos. “A Osterfest é um evento muito especial para todos nós. Remonta lembranças, faz parte da nossa missão em manter vivas nossas tradições e também mobiliza economicamente todo o município”, diz. “A expectativa é muito grande todos os anos e em 2023 não está sendo diferente”, comenta.

Mais atrações

Além da árvore de casquinhas naturais e o ovo gigante, a 15ª Osterfest conta com uma estrutura cheia de atrações para crianças e adultos. A Toca do Coelho, por exemplo, é um espaço lúdico onde os visitantes podem acompanhar uma casa inteira decorada com temas de Páscoa.

Já na Casa dos Doces, confeiteiras e doceiras apresentam bolachas e bolos confeitados temáticos, além de outros itens gastronômicos clássicos da região, como os amendoins doces que recheiam casquinhas. Na Ostermarkt (Feira de Páscoa), artesãos mostram o seu trabalho com itens de decoração e mesa posta. As crianças podem colocar a mão na massa e confeitar doces, coelhos de pano e cestas de Páscoa.

A Eier Parade também está confirmada. Inspirada em iniciativas globais que formam um roteiro para visitação de esculturas gigantes, a Osterfest conta com 12 ovos com 2,5 metros de altura, que homenageiam artistas e nações.

A 15ª Osterfest é uma realização da Associação Visite Pomerode (Avip). O evento é patrocinado por Kyly, Karsten, Nugali Chocolates, Olho Embutidos, Opa Bier e Ipel. Tem apoio da Prefeitura Municipal de Pomerode.


SERVIÇO
15ª Osterfest
Data: de 16 de fevereiro a 9 de abril de 2023, de quinta-feira a domingo
Horário: 10h às 20h
Local: Centro Cultural de Pomerode (SC)
Ingressos: R$ 5,00
Mais informações: www.visitepomerode.com.br