domingo, julho 21Notícias
Shadow

Maioria das empresas do futuro serão de tecnologia e educação, afirma especialista

Retinal biometrics technology with man’s eye digital remix

Empresa-escola é uma espécie de guarda-chuva estratégico para o desenvolvimento de stakeholders

Uma pesquisa realizada com mais de 200 executivos e líderes de Recursos Humanos durante o HR First Class, um dos maiores eventos de heads de RH do Brasil, revelou que a maioria (73%) acredita que a educação corporativa traz benefícios não somente para os colaboradores, mas para todo o ecossistema empresarial – clientes, investidores, fornecedores e a própria sociedade.

Nesse sentido, a maioria das empresas do futuro terá como core business a tecnologia e a educação. Ao ofertar soluções educacionais, a exemplo de e-learning, a corporação consegue nutrir a cultura de aprendizado contínuo para o seu nicho de mercado e ajuda no desenvolvimento profissional do indivíduo, tornando-o mais produtivo, preparado e coeso. É o que afirma o especialista Filipe Bento, coach em Desenvolvimento de Recursos Humanos e fundador da Br24 – startup focada na transformação digital e em soluções que automatizam processos e impulsionam o crescimento das empresas.
“As corporações que terão sucesso serão aquelas capazes de compartilhar conhecimento para os seus stakeholders – dos colaboradores aos consumidores. Nesse sentido, ganha o consumidor por ter em mãos o conhecimento e a organização, por gerar valor, inovação e sustentabilidade”, explica Bento.

Exemplo
Uma das estratégias da Br24 tem sido a oferta de cursos de capacitação sobre a Bitrix24. Ou seja, ao invés de apenas vender a solução aos clientes, conecta-os de maneira mais próxima à marca, oferecendo conhecimento para que consigam utilizar a ferramenta por completo.
A princípio, os cursos ofertados são exclusivos e completos sobre a Bitrix24, plataforma global de gestão, CRM e marketing. Os treinamentos são desenvolvidos para que os clientes tenham pleno domínio sobre a plataforma e que os recursos disponíveis sejam 100% implementados na empresa ou para prestação de serviços em consultoria e assessoramento nos negócios.
Todos os cursos são conduzidos por especialistas Bitrix24, que gerenciam a plataforma no dia a dia. Ao fim, o aluno recebe certificação oficial. A ideia é que, concluído o curso, os alunos utilizem toda a jornada de conhecimento para melhoria de vendas, aumento de produtividade e resultados mais promissores no negócio.

Filipe Bento, CEO da Br24

As soluções educacionais oferecidas vão desde noções básicas da plataforma até a aplicação de recursos mais avançados. No treinamento “Fundamentos do Bitrix24”, por exemplo, o cliente aprende a customizar menus, utilizar grupos de trabalho, criar calendários inteligentes e gerenciar arquivos no drive da plataforma.
Para oferecer os treinamentos exclusivos da plataforma, foi preciso muita determinação e preparo. Filipe sempre acreditou que a educação é o caminho para o empoderamento das pessoas. Foi quando, em 2016, com a sua equipe, começou a produzir conteúdos diversos e gratuitos sobre a Bitrix24. Com os treinamentos, o objetivo era fazer com que os clientes tivessem autonomia para utilizar todos os recursos da plataforma para solucionar diferentes problemas da empresa e focar nos resultados.
“É muita informação rica e completa que o usuário encontra no YouTube, no site. Desde vídeos, artigos, demonstrações, cursos rápidos on-line, até chegar aos treinamentos pagos. Nossa maior motivação é ver empresas e pessoas evoluírem, crescerem em seus ideais. O Bitrix24 é um meio para esse crescimento, mas o nosso time jovem, alegre e dedicado é que traz a energia para essa receita funcionar. É aí que mora nosso diferencial”, conta.

Reconhecimento
Todo o trabalho de formação desempenhado pela Br24 gerou frutos. Em 2019, Filipe recebeu um convite da Bitrix24 para realizar um treinamento na Europa contando o case de sucesso e como a plataforma está sendo difundida e revolucionária nas empresas do Brasil.

Na ocasião, a representante foi a única, entre as 18 mil parceiras, a receber a licença de treinamento com certificação Bitrix24, fruto do trabalho construído há oito anos.
Em 2020, a empresa foi premiada na categoria “Best Cloud Seller” como os maiores vendedores das soluções em nuvem, e a certificação especial de “Trainer Partner Bitrix24 América Latina”, como referência exclusiva em conteúdos e treinamentos na versão em português para a plataforma.

Case de sucesso
Quando a GVN Corretores implantou a Bitrix24, o maior desafio foi engajar o time e tratar as rupturas no processo. Foi quando conheceu os cursos da Br24. Em menos de 20 dias, além de engajar o time, a empresa também conseguiu rastrear e prever rupturas, otimizar o time comercial, facilitar a gestão e onboarding, gerar engajamento dos clientes e proporcionar uma experiência em que ele se enxerga a todo momento dentro do processo. “Agora nosso único desafio é encontrar recurso humano para continuar escalonando nossas operações”, complementa Bruno Valadão, analista de Marketing e gestor de CRM.

Os treinamentos disponíveis pela Br24 Academy são dos mais básicos aos mais avançados, com conteúdos mais práticos e outros mais densos. “Nossos treinamentos estão voltados não só para conhecimento profundo de Bitrix24, mas para quem precisa utilizar como base de consultas para diversos segmentos de negócios. Através deles é possível aplicar melhores práticas e ver cenários de trabalho que promovam o crescimento de empresas ao mais alto nível de eficiência”, complementa Filipe.
Além do investimento em educação, a Br24 também aposta nos eventos como estratégia de networking e como termômetro para entender como a plataforma tem feito a diferença na operação e gestão das empresas. Em outubro deste ano, realizou o Meetup, na cidade de Florianópolis (SC), que contou com a presença de usuários, interessados, entusiastas e parceiros da plataforma Bitrix24 no Brasil. “A meta agora é retomar os investimentos em eventos presenciais para divulgar mais sobre cases reais com a plataforma Bitrix24 aliados às soluções da Br24”, encerra Bento.