quarta-feira, novembro 29Notícias
Shadow

Planejamento de carreira – qual é o seu? 

*Por Ademir Bueno 

Início de ano já sabe, não é? Todo mundo fala de projetos, de sonhos e de feitos que pretende realizar. Por isso, neste artigo, nosso objetivo é discutir a importância do planejamento de carreira, para que você alcance novos patamares de responsabilidade e de remuneração.  

Plano de carreira envolve as possibilidades de crescimento e mudança de cargo e salário em uma empresa, é ele quem define os parâmetros, os critérios, os caminhos possíveis que um colaborador poderá percorrer. Já o planejamento de carreira é de inteira responsabilidade do trabalhador e consiste em ações de curto, médio e longo prazos que serão executadas com vistas a alcançar novos patamares em sua trajetória profissional. 

E o futuro o que é? É o amanhã, o depois de amanhã, é o daqui a 5 anos, 10 ou mesmo 15 anos, é o que está por vir, que ainda irá acontecer. Quem tem controle sobre ele? Infelizmente, ninguém, mas isso não significa que devemos apenas estender as velas e seguir guiados somente pelas correntes de vento. Podemos, e mais que isso, devemos, fazer ajustes no barco, nas velas, nos equipamentos para chegarmos aonde queremos e merecemos. 

Se mesmo com planejamento, dedicação e esforço para alcançar uma meta já não está fácil, imagine para quem simplesmente deixa? Como diz a famosa música, “deixa a vida me levar, vida leva eu”, esses, contam com a sorte que não têm e depois são os primeiros a reclamar da situação ou condição que se encontram. É imperativo planejar e, claro, agir para realizar, essa é a parte mais difícil. Mas os que investem tempo no desenho de sua carreira, com certeza, colherão os melhores frutos, das melhores árvores. 

Quais são as etapas do planejamento?  

A primeira etapa é o sonho, o devaneio, o desejo de ocupar determinado cargo, de trabalhar num tipo de empresa e, o mais importante, ganhar tal salário. É o momento de se querer, sem pensar muito em quando e como chegar lá.  

Depois, vem o contato com a realidade, o choque entre o querer e o que está disponível. Na sequência, deve vir o plano de ação e, por fim, muita dedicação, comprometimento, esforço e superação para chegar aonde se almeja. 

Existem diferentes formas de execução do planejamento, isso dependerá especialmente do que se quer. Quer ser bilíngue? Sabe-se que não tem mágica, aulas, estudos, e muita força de vontade para não desistir, superar as dificuldades e seguir até dominar outra língua. O plano é chegar a um cargo de liderança, o caminho é, observar o que os líderes têm em termos de formação, características pessoais e como chegam a resultados em sua equipe. As ações necessárias para ser um líder de sucesso são: autoconhecimento, autodesenvolvimento, leitura, cursos, coaching, psicoterapia, outra graduação ou pós-graduações.  

Chegarão aonde foi planejado aqueles que tiverem muita resiliência, ou seja, capacidade em resistir diante das adversidades; dedicação em cada etapa, pois a situação econômica do país pode mudar, tendências podem se concretizar em relação à nossa área de atuação, podemos ser desligados repentinamente e o que foi pensando e planejado precisará de ajustes e adaptações. 

Assim, ter um planejamento de carreira é imprescindível para quem almeja ter sucesso e, especialmente, realização pessoal e financeira. E claro, sempre será necessário ter alto grau de flexibilidade para parar, replanejar, repensar, mas não desistir e seguir até o topo da montanha escolhida para estar. Boa sorte! 

(*) Ademir Bueno é psicólogo, mestre em Sociologia e professor adjunto do curso de Administração e de cursos de pós-graduação do Centro Universitário Internacional Uninter. 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *