quinta-feira, junho 20Notícias
Shadow

Ovo de 16 metros de altura da 15ª Osterfest começa a ser pintado em Pomerode (SC)

Estrutura que pretende recuperar o segundo recorde mundial para a cidade está sendo preparada desde novembro de 2022 e começa a ganhar cor

Uma equipe de mais de 10 pessoas trabalha desde novembro de 2022 nos estudos e estrutura do ovo de 16 metros de altura que será uma das atrações da 15ª Osterfest, que começa no dia 16 de fevereiro em Pomerode (SC). Nesta última semana, as cores do desenho que vai estampar a alegoria começaram a ser aplicadas manualmente no revestimento, que este ano será de fibra de vidro.

O time é liderado pelo escultor João Siqueira, que assina diversas obras gigantes na região. A mesma equipe foi responsável pelo recorde mundial conquistado em 2019, que foi superado em 2022 pela cidade de Saul, na Espanha. Pomerode planeja retomar o registro no Guinness World Records em 2023. Quando confirmado, o maior ovo decorado do mundo será o segundo da Páscoa da cidade catarinense no livro dos recordes. A Osterbaum, árvore de Páscoa, detém o recorde desde 2017, como a maior do mundo, com mais de 80 mil unidades de casquinhas naturais de ovos.

O aumento do ovo faz crescer também a dificuldade do projeto, de acordo com ele. “Este ano temos um desafio literalmente ainda maior. Uma nova estrutura foi montada e revestida com fibra de vidro, para garantir que os desenhos fiquem ainda mais bonitos para o público”, comenta. Embora a ampliação da arte para o ovo seja detalhada e muito trabalhosa, Siqueira destaca a escultura e suas especificidades como o maior desafio.

“Dedicamos muito tempo e atenção a esse projeto. Ver o público encantado e o mundo inteiro admirando e observando o nosso trabalho é o que faz todo esse tempo valer a pena tanto para mim quanto para o meu time”, finaliza.

A 15ª Osterfest, onde o público pode visitar as estruturas gigantes e mais atrações, vai de 16 de fevereiro a 9 de abril, sempre de quinta-feira a domingo.

Tema da pintura

Além do tamanho, a escultura também chama a atenção pela beleza. A arte reproduzida na estrutura foi criada por Joana Wachholz com motivos da Cassúbia (Kaschuben), região da Pomerânia que influenciou desenhos usados em cerâmicas e bordados trazidos pelos imigrantes que colonizaram a região.

Desde os seis anos de idade, Joana estuda pintura em porcelanas. Depois do primeiro contato com a técnica na escola, ela incorporou a técnica na sua rotina e é uma das poucas representantes de pintura manual em peças de porcelana que seguem atuando. O objetivo é homenagear tanto a cultura da região da Pomerânia quanto o artesanato local.

Mais atrações da 15ª Osterfest

Um dos maiores eventos de Páscoa da América Latina, a Osterfest celebra as tradições dos imigrantes alemães que colonizaram o Vale Europeu, em Santa Catarina. O grande símbolo do evento é a Osterbaum, uma árvore de galhos secos com mais de cinco metros de altura e 100 mil unidades naturais de casquinhas de ovos pintadas. Também faz parte da programação um ovo gigante, com mais de 16 metros de altura.

A 15ª Osterfest é uma realização da Associação Visite Pomerode (Avip). O evento é patrocinado por Kyly, Karsten, Nugali Chocolates, Olho Embutidos, Opa Bier, Komprão, Oxford, Weiku, Mueller e Ipel. A programação tem ainda o apoio da Prefeitura Municipal de Pomerode.


SERVIÇO
15ª Osterfest
Data: de 16 de fevereiro a 9 de abril de 2023, de quinta-feira a domingo
Horário: 10h às 20h
Local: Centro Cultural de Pomerode (SC)
Ingressos: R$ 5,00
Mais informações: www.visitepomerode.com.br