quarta-feira, maio 29Notícias
Shadow

Como se livrar dos mais saidinhos no Carnaval usando as técnicas do Krav Magá

Dicas de defesa pessoal são fáceis e podem te salvar de quem ainda não aprendeu que não é não

O Carnaval vem aí e promete levar às ruas milhões de foliões Brasil afora, seja para curtir nos blocos, nos trios ou nas avenidas. E depois de anos sem colocar o bloco na rua por causa da pandemia, prepare-se, o bicho vai pegar!

Aí, papo vai, papo vem, bebida vai, bebida vem e sempre tem aquele mais saidinho que insiste e pode até passar dos limites te obrigando a dar um basta. Mas como fazer isso? O israelense Avigdor Zalmon, que trouxe a arte do Krav Magá direto do exército de Israel para o Estado de São Paulo e é presidente da Federação Internacional de Krav Magá, ensina: “São medidas simples, mas que podem te livrar de situações, no mínimo, constrangedoras e até abusivas”, diz.

A primeira delas é o soco no rosto do agressor, que pode ser aplicado com a mão aberta ou fechada, sempre mirando o nariz, a boca ou os olhos. Depois vem o chute ou a joelhada nas genitálias, isso costuma doer bastante. “Se acertar, vai deixar o agressor com muita dor e vai neutralizá-lo”, explica Zalmon. Já o dedo nos olhos também é bastante dolorido e impossibilita a pessoa de reagir por um certo tempo, o suficiente para correr e pedir ajuda. Mas lembre-se, só aplique em caso de abuso ou agressão.

Segundo o especialista, o Krav Magá é a única modalidade reconhecida mundialmente como defesa pessoal e faz com que os praticantes consigam se defender e sintam-se mais seguros nas ruas, mas antes de tudo, eles aprendem a evitar os conflitos e usar as técnicas somente em último caso.

Importante lembrar que beijar à força ou passar a mão sem consentimento é considerado crime e pode resultar em até cinco anos de prisão. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, esse tipo de investida chama-se importunação sexual e basta que a vítima não concorde com o ‘sinal avançado’ para que o crime seja caracterizado. Mesmo assim, no último Carnaval com os blocos na rua, em 2020, as denúncias de violência sexual contra as mulheres aumentaram 50% em relação ao ano anterior. 

Por isso, na hora de vestir sua fantasia, cubra-se com muito glitter e alegria, e quando for sair às ruas, adicione uma pitada de Krav Magá no seu Carnaval e divirta-se com segurança!