segunda-feira, novembro 10Notícias
Shadow

“O espetáculo da mente”: descubra por que massagem não é apenas boa pro corpo

Presentear-se é escolher instantes de prazer na rotina cada vez mais atropelada, que não perdoa ninguém. “A massagem contribui para diminuir as respostas que o corpo assume em decorrência do estresse físico e mental. Essas respostas se apresentam em formas de tensão e nódulos musculares” conta Ricardo Santos, massoterapeuta e pesquisador sobre o assunto.
Mas o que causam tantos problemas? Atividade física em excesso, posturas erradas e fadiga mental podem intensificar essas tensões. E a massagem tem o poder de atuar tanto no físico como na mente. Ter um tempo para cuidar do corpo e aliviar as tensões é uma prática que traz muitos benefícios para o bem-estar.
Para Ricardo, seria benéfico que as pessoas pudessem inserir na rotina os cuidados com o corpo e a mente. E fazer massagem de forma periódica ajuda a ter equilíbrio mental e conforto físico, aliviando as dores e tensões adquiridas com o estresse. Não existe uma regra de quanto em quanto tempo. Há quem busque apenas quando há alguma dor ou incômodo e aqueles que fazem de forma regular, semanalmente, como prevenção e autocuidado.