domingo, julho 21Notícias
Shadow

Torneio SESI de Robótica FLL: conheça os vencedores e demais premiações entregues aos times 

Seis equipes estão classificadas para a etapa nacional da competição que ocorre em Brasília de 16 a 18 de março. Além dos times da Escola S, Itajaí também contou com a participação da equipe Control Z, uma equipe independente, que levou o 1º lugar na categoria Projeto de Inovação e ainda garantiu uma vaga de suplente para o fase nacional  

Itajaí, 19.2.2023 – O SESI, entidade da FIESC, realizou na sexta-feira (17) a premiação da etapa regional do Torneio SESI de Robótica FLL. Durante os dois dias de evento, mais de 2 mil pessoas passaram pela Escola de Itajaí que, além das competições, contou com uma série de atividades para a comunidade. No final, seis equipes garantiram vagas na fase nacional do Torneio que ocorre em Brasília de 16 a 18 de março e vale vaga para a competição internacional.  

A Escola S de Itajaí, que sediou o evento, competiu com duas equipes, a Pipeline Surfers e Ahead Of Time A.O.T. Eles não se classificaram, mas a competição e as novas amizades foram consideradas uma experiência para a vida. 

“Eu aprendi muitas coisas que os cursos não ensinam, como trabalho em equipe, a controlar as minhas emoções, a liderar uma equipe, ter foco e muita persistência e ver as coisas de uma maneira mais positiva”, disse o estudante Fernando Rodrigues Alves, de 12 anos. “Meu filho mais velho, já participou do Torneio do Rio, e essa vivência foi muito importante para o amadurecimento e desenvolvimento dele, tanto quanto pessoa, como estudante e como ser humano, por isso eu sempre incentivei o Fernando”, contou a nutricionista, Helen Regina, mãe do estudante.  

Além dos times da Escola S, Itajaí também contou com a participação da equipe Control Z, uma equipe independente, formada pelo técnico Claudio Lima Rhenns (que já foi técnico da equipe de Brusque, com várias participações em torneios nacionais e internacionais), o filho dele, de 12 anos de idade e estudantes de escolas públicas e privadas da cidade. A equipe levou o 1º lugar na categoria Projeto de Inovação e ainda garantiu uma vaga de suplente para o fase nacional.  

“A robótica, de fato, muda a vida das pessoas. Quem não conhece e vem a um evento como esse, se surpreende. Temos feito investimentos significativos para o ensino da robótica sempre visando despertar nos estudantes o desejo por carreiras mais tecnológicas, tão exigidas na indústria”, destaca o gerente de educação básica do SESI, Thiago Korb.  

“Para nós, foi uma alegria sediar o Torneio da FLL nesta unidade modelo da Escola S em Santa Catarina e mostrar para os visitantes o que nossos alunos aprendem aqui diariamente e o quanto a robótica faz parte do aprendizado deles. Parabéns a todas as equipes selecionadas. Nós todos sabemos o quanto vocês se dedicaram. Parabéns a todos que trabalharam para que esse evento fosse um sucesso”, concluiu o gerente executivo do SESI SENAI, Roberto Zen.   A próxima edição do torneio regional será em Joinville. 

 
 
Confira os vencedores do torneio: 
 
Champions Award 
– Tortuga Bots (Rio do Sul) 
– ⁣⁣⁣⁣⁣⁣Agrorobots (Concórdia)  
– ⁣⁣⁣⁣ Anonymous Rob (Tubarão) 
– Mamute Programado (Rio do Sul) 
– Carvoeiros (Criciúma) 
– Rio Bots (Rio do Sul) 
 
São suplentes das equipes classificadas: 
– RobôBaio (Lages) 
– Tecnorob Evolution (Brusque) 
– Control Z (Itajaí) 
 
Desafio do Robô 
1º lugar: Carvoeiros Robots (Criciúma) 
2º lugar: Tortuga Bots (Rio do Sul) 
 
Desempenho do Robô 
1º lugar: Robôbaio (Lages) 
2º lugar: Carvoeiros Robots (Criciúma) 
 
Design de robô 
1º Lugar: Robôbaio (Lages) 
2º Lugar: Mamute Programado (Rio do Sul)  
 
Projeto de Inovação 
1º Lugar: Control Z (Itajaí) – equipe de garagem 
2º Lugar: Legacy (São Miguel do Oeste)  
 
Core Values 
1º Lugar: Rio Bots (Rio do Sul) 
2º Lugar: Jacabots (Joinville) 

Prêmio do técnico destaque 
Paulo Gilberto Flores, técnico da Tortuga Bots (Rio do Sul) 
 
Outras premiações: 
Prêmios não-oficiais, definidos na etapa regional 
Descoberta: Videbots (Videira) 
Estrela iniciante: Turtle Tech e Crab Tech (Palhoça) 
Prêmio dos Juízes: Wood Workers (São Bento do Sul) e Robotnik (Ibirama) 

Feira de Empreendedorismo 
Ouro: Eyser Protesis (Joinville) 
Prata: Mendel Bot (Pinhalzinho) 
Bronze: Pet Coffee (Jaraguá do Sul) 
 
Cosplay 
1° lugar: Equipe Agrorobots (Concórdia) 
2° lugar: Equipe Robot Makers (Joinville) 
3° lugar: Equipe Videbots (Videira)