domingo, julho 21Notícias
Shadow

Dia Internacional da Mulher também é dia de cuidados com a saúde

Conheça o inovador Teste Onco-PDOTM: nova ferramenta pode indicar a melhor opção de quimioterapia para cânceres que afetam as mulheres

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, representa um momento de reflexão sobre a luta e as conquistas das mulheres, principalmente por igualdade e respeito ao longo da história. A data teve origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Além de avaliar as conquistas e retrocessos ocorridos nos últimos anos, a data comemorativa também envolve, num sentido mais amplo, um olhar sobre as condições da saúde feminina desde a sua criação em 1911. Incorporada às políticas nacionais no início do século XX, a saúde da mulher tinha o seu foco voltado exclusivamente para o ciclo reprodutivo. Atualmente a mulher brasileira já tem programas e protocolos de saúde pública que abrangem temas como o pré-natal, puerpério, planejamento reprodutivo. Entretanto, ainda há muito que ser feito quando se trata da prevenção e tratamento dos cânceres que mais acometem a população feminina.

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de 74 mil novos casos de câncer de mama previstos por ano até 2025. Além dele, os cânceres mais comuns em mulheres são o câncer colorretal, câncer de colo do útero e de tireoide. Vale ressaltar que o câncer de pele não-melanoma é o tipo de câncer mais comum em ambos os sexos. Os números demonstram que mais mulheres estão ficando doentes e que há a necessidade de realizar programas de prevenção e diagnóstico precoce de doenças graves.  

Apesar do número elevado, os avanços da medicina têm contribuído para que novas ferramentas auxiliem na escolha do tratamento mais adequado para cada paciente. Pesquisas demonstram que os tratamentos individualizados estão revolucionando a medicina ao oferecer uma abordagem terapêutica personalizada.  

Uma das empresas que tem investido nestas novas tecnologias é a Invitrocue Brasil. Os estudos com organoides levaram ao desenvolvimento do inovador teste Onco-PDOTM (Organoides Derivados do Paciente), permitindo aos médicos individualizar o tratamento de forma mais assertiva. Com ele, as células do paciente são cultivadas e testadas para diferentes drogas quimioterápicas, analisando como respondem aos diferentes tratamentos. Trata-se do cultivo celular que melhor reflete in vitro as condições observadas in vivo. 

O Teste Onco-PDOTM leva em conta que cada paciente é único e com o resultado do teste, o médico pode avaliar a melhor escolha para aquele paciente específico. Alguns tumores mostram-se resistentes a certos medicamentos e saber previamente as respostas das células tumorais do paciente para os diferentes tratamentos em laboratório contribui para a tomada de decisão dos médicos oncologistas.

O benefício é que, ao invés de fazer previsões de como um o câncer pode responder a uma terapia, o Teste Onco-PDOTM permite verificar diretamente o efeito dessa terapia no tumor do paciente e trabalhar diretamente com as células vivas que formam o câncer em cada caso.

Disponível no Brasil para câncer de mama, pulmão, colorretal, pancreático, gástrico, próstata e ovário, o Teste Onco-PDOTM chegou ao país com a Invitrocue Brasil. Com ele, o médico escolhe 8 de 60 drogas para teste e o resultado demonstrará como as células responderam em laboratório, sendo uma ferramenta de alto valor para o médico oncologista.

O relatório fornece informações de como os organoides derivados do paciente responderam aos diferentes tratamentos no laboratório. A resposta é apresentada como porcentagem de resposta, onde 100% corresponde à resposta máxima de morte celular. 

O Teste Onco-PDOTM está disponível para coletas em todo o Brasil. Para mais informações, consulte a Invitrocue Brasil.

Com investimentos em pesquisas, a Invitrocue Brasil tem contribuído para oferecer uma nova ferramenta para o tratamento contra os tipos câncer que mais acometem as mulheres. Previna-se e converse com o seu médico!

Sobre a Invitrocue Brasil             

A Invitrocue Brasil iniciou suas operações no país em 2020, desenvolvendo e comercializando diversas tecnologias bioanalíticas, entre elas a cultura de células 3D. 

Responsável Técnico no Brasil: Invitrocue Brasil – Dra. Danielle Ferreira (CRBM: 42180 – 1ª Região)