quarta-feira, fevereiro 21Notícias
Shadow

IA otimiza jornada do paciente em laboratórios de análises clínicas

Armazenamento de dados precisos, softwares ágeis e integrativos, além do uso de assistentes virtuais, transformam a experiência do paciente com rapidez e segurança.

A inteligência artificial tem grande potencial na área de laboratórios. A cada dia crescem suas aplicações para facilitar tanto o gerenciamento quanto a agilidade de emitir exames mais precisos. Segundo informações da empresa de tecnologia Tractica, divulgados pelo portal Business Wire, a estimativa é que esse mercado movimente cerca de $34 bilhões de dólares até 2025.

E nesse cenário, o Laboratório Santa Catarina, de Blumenau, já desponta com a migração para um novo sistema oferecido por uma das maiores empresas de tecnologia para saúde no Brasil, a Pixeon. O Laboratório Santa Catarina implementou as ferramentas de LIS, BackOffice e Recepção Digital. Entre os benefícios estão a rastreabilidade total de todas as ações e modificações, a segurança dos dados, pois o processo de backup é automático e o atendimento imediato ao paciente, 24 horas por dia, por meio da automatização.
“O novo sistema possibilita a atualização em tempo real das informações desde a recepção do paciente, coleta e entrega dos resultados, garantindo também uma gestão otimizada dos materiais. Por meio do funcionamento em nuvem, os dados podem ser acessados a qualquer momento em qualquer navegador, possibilitando maior rapidez, confiabilidade e eficiência na liberação dos exames”, destaca o diretor técnico do Laboratório Santa Catarina, Guilherme Reverey do Prado.

Além da integração total com os principais equipamentos laboratoriais, outro grande diferencial do novo sistema é a integração com clínicas locais, permitindo o envio direto dos exames para a avaliação do médico requerente.

Assistente virtual com inteligência artificial

Quantas vezes precisamos fazer um exame e ficamos em dúvida se é necessário fazer jejum e por quanto tempo? As assistentes virtuais possibilitam sanar essas e outras dúvidas, além de agilizar outros processos laboratoriais como agendamento de consultas e liberação de exames.
Ela funciona nos aplicativos de troca de mensagens do laboratório e ajuda a interagir com os pacientes que conseguem realizar uma série de agendamentos imediatamente, sem fila de espera, 24 horas por dia, no momento em que deseja ser atendido.

Para o paciente, esse sistema traz muito mais facilidade, já que ele não terá que ligar ou ir até o laboratório no horário comercial. E para os profissionais da saúde, é uma maneira de automatizar essa função, evitando sobrecarregar os atendentes e evitando até perder pacientes por falta de um atendimento imediato.
“Além de agendar, confirmar e enviar os resultados dos exames em qualquer uma das unidades do Laboratório Santa Catarina, a assistente virtual pode oferecer informações sobre a realização de exames, e tirar outras dúvidas corriqueiras como valores, endereço do laboratório, horário de atendimento, entre outras”, destaca Guilherme.

A inteligência artificial para os laboratórios já é uma realidade capaz de modificar tanto o dia a dia dos profissionais da saúde como o relacionamento com os pacientes, ajudando a oferecer um atendimento mais preciso e adequado. Além disso, auxilia nos processos digitais e nas rotinas dos laboratórios promovendo uma jornada do paciente mais rápida e segura

KARLA SCHNEIDER
Presse Comunicação

About Author