sábado, outubro 25Notícias
Shadow

8 ANOS DEPOIS, PAULO ECCEL ANALISA VIDA E POLÍTICA PÓS-GOLPE

“Parece que foi ontem”. Assim iniciava a entrevista na noite do último domingo, 26/3. O advogado, professor universitário e agente político Paulo Roberto Eccel foi entrevistado pelo jornalista Maurício dos Santos em live sobre “Democracia e Governo Interrompido”.
A conversa pública foi transmitida pelas Mídias Digitais e serviu como instrumento participativo para o público revisitar o fato histórico de março de 2015, quando o então Prefeito reeleito do município de Brusque foi afastado do cargo. “Santa Catarina nunca havia visto algo assim acontecer, e é preciso que se explique em detalhes para a população não cair em fake news” explicou.
“Um ato arquitetado de perseguição, principalmente, ao Partido dos Trabalhadores” definiu o ex-prefeito, que contou ainda como foi sua chegada à Prefeitura após a vitória nas eleições de 2008.
Lula, inclusive, foi motivo de análise durante a live. “Estamos respirando aliviados desde janeiro. Lula e Alckmin têm feito o correto, a reconstrução, o que precisa ser feito, e isso já é tudo” afirmou Paulo sobre os três primeiros meses do Governo Federal.

A crítica apareceu quando a pergunta foi sobre o atual Governo do Estado. “Diminuir 80% das Bolsas para Estudantes catarinenses é um absurdo” pontuou.
Um momento emocionante foi quando o ex-prefeito lembrou da ex-presidente Dilma Rousseff, recém confirmada ao Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), instituição dos Brics. Ambos sofreram um afastamento marcado por violência política. “Brusque e o Brasil nunca viram algo tão violento na política: quando fui tirado da Prefeitura, e quando Dilma desceu a rampa. Vivemos na pele a injustiça” comparou.
No final, agradeceu as mensagens otimistas de ex-alunos do curso de Direito da UNIFEBE e enviou um recado para a Juventude. “Jovens: tomem partido; participem do movimento político; sejam protagonistas!”. A audiência assistiu completando com a hashtag #voltapaulo.