
Empresa destaca a importância de promover uma cultura interna de cuidado com a saúde para refletir externamente
Contribuir com a alimentação e o bem-estar em todo o mundo e para uma vida melhor no futuro é a missão da Ajinomoto do Brasil, referência em aminoácidos. A companhia valoriza o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição, celebrado nesta sexta-feira (31), para ampliar o conhecimento de iniciativas que impactam seu público interno e externo.
No último ano, a companhia investiu em lançamentos de produtos com redução de sódio, como o Caldo SAZÓN® Lev, RECEITA DE CASA™ Menos Sódio e VONO® Sódio Reduzido, alinhados às necessidades de seus consumidores. Além disso, o time de especialistas em alimentação da empresa revisou as receitas do portal Sabores Ajinomoto, deixando de recomendar 242 toneladas de sal em mais de 2.500 preparações.
Tais ações são a extensão do trabalho realizado internamente, direcionado aos colaboradores, como programas e movimentações que visam estimular hábitos alimentares e comportamentais mais saudáveis.
Saúde: uma mudança de dentro para fora
De acordo com Priscila Andrade, gerente de Marketing-Nutrição da Ajinomoto do Brasil, a mudança de hábitos, incluindo os hábitos alimentares, precisa ser feita passo a passo, para que seja real e duradoura, contribuindo assim para um futuro saudável. Para isso, começamos dentro de casa, reforçando importantes informações aos funcionários da companhia, por meio de ações internas que posteriormente serão levadas ao público externo.
Algumas destas atividades são coordenadas pelo grupo multidisciplinar Você em Equilíbrio, contribuindo para uma alimentação saborosa e equilibrada aos funcionários, viabilizando exames médicos periódicos, convites para aulas que ativam o corpo e a prática do mindfulness – exercícios para praticar a atenção plena. “O objetivo é reforçar orientações e práticas que levem à promoção de saúde física e mental, prevenção de doenças e autocuidado” explica Priscila.
Os colaboradores também podem encontrar apoio por meio do Programa Transformação, iniciado em 2018, incentivando mudanças que passam do nível de grupo para o individual. “O programa oferece consultas com nutricionistas, educadores físicos e psicólogos, para aqueles funcionários que se interessaram em receber orientações específicas a fim de potencializar os resultados que querem atingir, enfatizando assim que todo e qualquer esforço para mantermos nossos hábitos saudáveis e duradouros são sempre muito bem-vindos e contribuem para o desenvolvimento do negócio como um todo”, complementa a executiva.
As ideias internas nutrindo o externo
A empresa acompanha as tendências de consumo das sociedades brasileira e mundial, incentivando a adoção de hábitos que impactam de maneira positiva o estilo de vida das pessoas. Assim, além dos lançamentos de produtos com redução de sódio, outras tendências de consumo obtiveram destaque no mercado, como VONO® Proteína e TERRANO® Veggie Burger.
“O desafio da Ajinomoto do Brasil é oferecer nutrição sem restrições, ou seja, produtos e serviços que ofereçam nutrição sem comprometer o sabor, acessibilidade e estilo de vida local, pois a alimentação do dia a dia deve ser prazerosa e nutritiva, além de estar alinhada à preocupação com o meio ambiente. Acreditamos que assim conseguimos contribuir com um hábito alimentar equilibrado e duradouro para vidas mais saudáveis”, finaliza Priscila.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO®, VONO® Proteína e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e MID ZERO™, o azeite de oliva extra virgem TERRANO®, o azeite de oliva tipo único TERRANO® e a linha TERRANO® Veggie Burger, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,2 bilhões e nacional de R$ 3 bilhões no ano fiscal de 2021. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 33 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.