quinta-feira, julho 25Notícias
Shadow

Fertilizante com aminoácidos reduz impacto de fortes chuvas nas lavouras

AMINO Imune, recente lançamento da Ajinomoto® Fertilizantes, possui aminoácidos capazes de atuar nas rotas de defesa das plantas

O excesso de chuvas no final do verão e início do outono pode causar impacto negativo na produtividade dos agricultores pelo aumento da incidência de doenças por fungos e bactérias, levando a dificuldades na colheita. Por esse motivo, é importante investir na imunidade das plantas, contando com aliados que unem defesa e praticidade, como o AMINO Imune da Ajinomoto® Fertilizantes, divisão de agronegócios da Ajinomoto do Brasil

Desenvolvido para aumentar a imunidade das plantas, o AMINO Imune é um fertilizante organomineral de alta tecnologia, que possui em sua composição uma mistura exclusiva de aminoácidos, substância fundamental para o desenvolvimento de plantas saudáveis. Na prática, o produto ativa rotas metabólicas de defesa na plantação, ajudando no manejo fitossanitário e proporcionando eficiência  no sistema de produção, um dos fatores que garantem bons resultados na lavoura. 

As pragas e doenças na plantação podem reduzir as safras de 10% a 40% em escala global, segundo dados do UC Agriculture and Natural Resources. O gerente da área técnica da Ajinomoto® Fertilizantes, Rafael Hirano, explica que o fortalecimento das plantas para o combate de enfermidades com AMINO Imune pode ser comprovado por estudos técnicos, realizados em parceria com pesquisadores, consultores e produtores, estando disponíveis através da plataforma Biolink.

“Os resultados obtidos mostram que o uso do AMINO Imune pode aumentar a produtividade em 5% para grãos, 14% para tomate e 6% para uva, gerando ganhos financeiros significativos para os agricultores.  Nosso fertilizante pode ser aproveitado em qualquer cultura e, quando utilizado de forma preventiva, proporciona alta produtividade no momento da colheita, além de garantir qualidade para frutos e grãos”, afirma o executivo. 

Aplicação

Rafael ressalta que, após o período alagado, as doenças se manifestam de forma intensa exatamente no momento que a planta está em recuperação após esse estresse severo (falta de oxigênio). AMINO Imune atua para ativar as defesas da planta, uma vez que as fortes chuvas podem deixar o solo saturado com água e, consequentemente, reduzir a capacidade da planta produzir energia para a sobrevivência. Além disso, aminoácidos – unidades básicas das proteínas essenciais para a vida das plantas – deixam de ser produzidos acarretando na senescência da planta. Desta forma, o fertilizante ajuda a plantação a crescer mais saudável, considerando também o período ideal de aplicação. 

“O período ideal para usar o AMINO Imune, com intuito de garantir a qualidade de frutos e grãos, bem como alta produtividade para o momento da colheita, é a partir da floração, época em que ocorre o início da fase reprodutiva. O fertilizante pode ser aplicado tanto via foliar quanto fertirrigação, com doses variadas de um a dois litros/hectare, devendo ser feita, no mínimo, uma aplicação na fase vegetativa e uma na reprodutiva. É importante salientar que a fase reprodutiva é de suma importância, exigindo maior demanda energética, portanto, mais de uma aplicação”, explica. 

Referente à armazenagem e conservação dos fertilizantes, o especialista indica ser fundamental conservar o produto em local seco, arejado, com sombra, além de utilizar no prazo de validade estipulado.

Sobre a Divisão Agronegócios

A divisão Agronegócios foi estruturada em 2000 para produzir fertilizantes em um processo natural de fermentação microbiológica, que não agride o meio ambiente durante sua produção e nem em sua utilização no campo, se utilizado conforme a recomendação de uso. Hoje, a empresa atua no mercado de fertilizantes em diversas culturas como frutas, hortifruti e café. Atualmente, a empresa produz 14 fertilizantes que fazem parte das linhas AMINO e AJIFOL®, de foliares e de fertirrigação, e AMIORGAN®, de fertilizantes sólidos. Confira o portfólio completo de produtos, além de benefícios e soluções por culturas no site www.ajinomotofertilizantes.com.br.

Sobre a Ajinomoto do Brasil 

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, Receita de Casa™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO®, VONO® Proteína e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e MID ZERO™, o azeite de oliva extra virgem TERRANO®, o azeite de oliva tipo único TERRANO® e a linha TERRANO® Veggie Burger, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,2 bilhões e nacional de R$ 3 bilhões no ano fiscal de 2021. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 33 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.