quarta-feira, junho 19Notícias
Shadow

SMC e FURB recebem apresentação de pesquisa e experimentos cênicos do projeto Corpos Nordentines, nos dias 29 de maio, 1 e 2 de junho

Todas as ações são gratuitas e abertas ao público, com tradução em LIBRAS

Artes cênicas e cultura nordestina em destaque. Nos dias 29 de maio, e 1 e 2 de junho, o projeto Corpos Nordestines traz os resultados da pesquisa de campo e respostas de formulário online, com apresentação e dois experimentos cênicos, em Blumenau. A pesquisa Corpos Nordestines ocorreu entre abril e maio deste ano e coletou fotos, relatos pessoais, vivências, histórias, culturas e memórias de pessoas do Nordeste brasileiro que escolheram Blumenau e Gaspar como sua morada. No dia 29 de maio, a apresentação da pesquisa ocorre às 19h, na Sala S113 da FURB; e nos dias 1 e 2 de junho, as mostras, apresentadas pelo ator João Alves Jracontecem às 20h, no auditório Carlos Jardim, na Secretaria de Cultura e Relações Institucionais (SMC). Todas as ações são gratuitas e abertas ao público, com tradução em LIBRAS. Ao fim de cada apresentação haverá roda de conversa com participação da psicóloga blumenauense Tassya Gabriela e mediação da artista, doutoranda, e professora de pós-graduação em Teatro da UDESC, Sabrina de Moura.

Segundo o artista João Alves Jr., nordestino que reside no Vale do Itajaí há mais de 20 anos, a pesquisa foi de suma importância. “Pois, proporcionou entrar em contato com várias culturas nordestinas existentes em Blumenau e Gaspar, e de como essas memórias e histórias permanecem vivas numa outra cultura. Foram muitos registros lindos, sinceros e abertos ao diálogo, onde pude conhecer de perto, um pouco desses corpos que fazem parte da cultura europeia/germânica existente nas cidades de Blumenau e Gaspar”, celebra João. “Recebemos cerca de 90 depoimentos, entre a pesquisa de campo e a chamada pública”, conclui o artista.

O Projeto Cultural Nº 000616, Pesquisa – Corpos Nordestines, de João Alves Jr. é contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2022 – Prêmio Artes Populares / Culturas Populares e Diversidades. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/pesquisa_corposnordestines 

JOÃO ALVES JR
Ator, palhaço e produtor brasileiro. Estudou sete anos na Escola Carona de Teatro, de Blumenau, cursando Teatro Livre, Técnica de Clown, e como Assistente de Direção (2015-17). Atuou em mais de 14 espetáculos nas Mostras da Escola Carona de Teatro. Produziu e atuou no curta/vídeo arte “Corpó”, em 2021. Participou de espetáculos, vídeos, performances, festivais, feiras e mostras, como ator, palhaço e produtor cultural. Em 2022, participou do Curso Intensivo Online Método Fátima Toledo. Atualmente, estuda curso de Humor, na SP Escola de Teatro/São Paulo.

SERVIÇO
Apresentação dos resultados do projeto Corpos Nordestines
Dia 29 de maio, às 19h
Na Sala S113, na FURB (R. Antônio da Veiga, 140, Itoupava Seca, Blumenau/SC)

Mostra de experimentos cênicos: Você me Enxerga? e Sua Cultura Anula?
Dias 01 e 02 de junho, às 20h
Auditório Carlos Jardim, na Secretaria de Cultura e Relações Institucionais (R. XV de Novembro, 161, Centro, Blumenau/SC)

Todas as ações são gratuitas e abertas ao público, com tradução em LIBRAS
Classificação indicativa: Livre.