domingo, julho 21Notícias
Shadow

Valorização dos Artistas Indaialenses é aprovada pela Câmara de Vereadores

Dois projetos de lei ordinária, que valorizam escritores e músicos de Indaial, foram aprovados na sessão ordinária de terça-feira (23). As matérias foram aprovadas em segundo turno e seguiram para a análise do Poder Executivo, para sanção ou veto.

O PL 58/23 estabelece que as bibliotecas das escolas públicas municipais destinem um espaço específico para o acervo de escritores indaialenses, com a fixação de placa indicando o espaço. O autor, vereador Anderson Luz dos Santos, explica que o objetivo é “facilitar a consulta ao acervo de livros escritos por indaialenses aos estudantes das escolas municipais, até porque grande parte dos munícipes não conhece os escritores e seus respectivos títulos”.

Já o PL 60/23, denominado projeto “Prata da Casa”, tem o intuito de oportunizar aos grupos, bandas, cantores ou instrumentistas locais a participação, na proporção mínima de 30%, em eventos musicais realizados pelo município ou por ele financiados. Na justificativa da proposta, os autores, vereadores Jessé Cleber de Souza e Raquel Rufino dos Santos, destacam que a ideia é possibilitar “aos artistas locais nas aberturas de shows de maior vulto e estrutura, com maior público, a oportunidade de apresentarem seu trabalho, valorizarem a cultura, terem exposição e impulsionarem suas trajetórias”.
O projeto Prata da Casa foi aprovado com a inclusão de uma emenda, de autoria do vereador Anderson Luz dos Santos. Em resumo, a emenda estabelece que, no momento de aquisição de livros pelo município para as bibliotecas municipais, o percentual de obras de escritores locais a serem adquiridas não será inferior a 2%.

Fonte: Portal CVI