quinta-feira, julho 25Notícias
Shadow

Projeto IntegraVale apresenta soluções de Blumenau para alavancar o empreendedorismo local  

Iniciativa reúne entidades ligadas ao setor econômico para apresentar estrutura que apoia e incentiva os novos negócios na região

O Vale do Itajaí é conhecido como um berço de empreendedorismo e inovação – e isso se traduz nos números: 1.970 novas empresas foram abertas em Blumenau apenas no primeiro trimestre deste ano, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec). Porém, muitos empreendedores especialistas no seu ramo de atuação podem saber pouco, ou quase nada, sobre como administrar esses novos negócios.

É pensando neles que entidades ligadas ao setor econômico de Blumenau está lançando o projeto IntegraVale. A ideia é reunir entidades que incentivam o empreendedorismo para promover uma integração que pode ajudar a solucionar dúvidas e até a resolver questões práticas que são comuns a outros empreendedores. Além da Sedec, fazem parte da ação entidades como o SENAI, o Instituto Gene, o Centro de Inovação Blumenau, o Sebrae e a Blusoft-ACATE.

“O SENAI é uma das entidades que desenvolvem ações que incentivam os novos negócios e nós queremos participar dessa iniciativa que pode possibilitar um desenvolvimento mais saudável para esses negócios que nascem na nossa região todos os dias”, afirma a gerente executiva do SESI/SENAI/IEL no Vale do Itajaí, Sílvia De Pieri.

Um dos objetivos é justamente mostrar para os empreendedores as oportunidades disponíveis em toda a estrutura que a cidade oferece para apoiar as novas ideias – como a Praça do Empreendedor, que atualmente consegue abrir uma empresa no prazo de 90 minutos. “Também esclarecemos dúvidas do processo de formalização de empresas na cidade, incluindo os procedimentos para baixas, alterações e negociações de débitos, além do próprio atendimento feito pelos canais oficiais, como email, telefone e WhatsApp”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo,  Valdecir Mengarda.

O primeiro encontro de integração de novos empreendedores está marcado para esta quinta-feira (15), no Centro de Inovação Blumenau. A participação é gratuita, basta fazer a inscrição pelo link https://www.sympla.com.br/evento/integra-vale/1999707.

SERVIÇO

Projeto IntegraVale

O quê: Integração de novos empreendedores locais

Quando: 15 de junho – quinta-feira

Horário: 19h

Local: Centro de Inovação Blumenau (Rua São Paulo, 3.366 – Victor Konder)

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/integra-vale/1999707