quarta-feira, abril 24Notícias
Shadow

Entidades buscam acelerar o crescimento das pequenas empresas

Para fortalecer as micro e pequenas empresas e ampliar a produtividade e a lucratividade, o Sebrae/SC formalizou parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC).

Dois programas estão à disposição dos profissionais: Desvendando Negócios e CREA Acelera

Essas iniciativas foram apresentadas, na última semana, durante encontro de capacitação no auditório da Inspetoria Regional de Chapecó, no oeste catarinense.

O analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Jacobus, explicou que antes de propor algumas soluções ou de discutir as dores dessa classe profissional o Sebrae entrevistou mais de 3 mil profissionais. 

Jacobus antecipou que esses programas representam o início de uma parceria ainda maior entre as entidades.

Para o biênio 2024/2025 o Sebrae/SC disponibilizará um programa estadual para fomentar a construção civil. 

O CREA será parceiro do Sebrae/SC para que seja possível fazer ações potencializando os resultados e atendendo as necessidades do setor na área gerencial.

De acordo com a engenheira civil e assessora de apoio às instituições de ensino do CREA-SC, Caroline Burtet, as demandas levantadas pelos profissionais fogem da área técnica e direcionam para a gestão empresarial. “

Caroline reforçou que as soluções são voltadas para micro e pequenos negócios, pois tem como objetivo acelerar o crescimento e a competitividade no mercado de trabalho. 

CONHEÇA OS PROGRAMAS

O “Desvendando Negócios: construindo um engenheiro de sucesso” fornece aos profissionais da engenharia habilidades e conhecimentos necessários para iniciar, gerenciar e ter sucesso em seus empreendimentos. 

A iniciativa foi projetada para contribuir com a identificação de oportunidades de negócios, desenvolvimento de planos de negócios sólidos e compreensão de aspectos financeiros e de marketing de uma empresa.

A intenção é desenvolver habilidades empresariais, estimular a inovação, fomentar o espírito empreendedor, promover conexões e networking e apoiar o desenvolvimento de planos de negócios. 

Entre as temáticas disponíveis para capacitação estão: liderança e resiliência, gestão empresarial integrada para engenheiros, formação do preço de venda, gestão de marketing, técnicas de venda, como elaborar um plano de negócios e estrutura de contratos.

O “CREA Acelera” é voltado às empresas que buscam aumentar a produtividade, a lucratividade e as vantagens competitivas perante o mercado. 

O programa auxilia na identificação de pontos de melhoria e oportunidades de crescimento, por meio da análise do desempenho financeiro, operacional e mercadológico.

Com base nessas informações é possível definir metas claras para aprimorar a performance.

Entre os serviços subsidiados pelo Sebrae/SC estão:  

  • Diagnóstico empresarial em cinco áreas – processos, pessoas, mercado, planejamento e finanças
  • Consultoria on-line na área de finanças
  • Consultorias tecnológicas para melhorar processos
  • Serviços ou produtos nas áreas de design
  • Desenvolvimento tecnológico
  • Produção e qualidade e sustentabilidade
  • Melhorias da gestão para maior produtividade
  • Aumento do faturamento
  • Redução de custos

O presidente do CREA-SC, Carlos Alberto Kita Xavier, enalteceu que a entidade tem intensificado as entregas para o setor:

“Transformaremos nossas inspetorias regionais em uma casa do profissional, com a oferta de todo o suporte necessário para que ele possa fazer suas reuniões e executar seu trabalho”. 

“Também buscamos benefícios para os acadêmicos de engenharia, agronomia e geociência. Então, todos os dias trabalhamos para valorizar nossos profissionais”.

About Author