quarta-feira, abril 24Notícias
Shadow

Multinacional catarinense Duas Rodas é Top 5 no Prêmio Valor Inovação 2023

A multinacional Duas Rodas, maior fabricante de aromas e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas no Brasil, é reconhecida pelo oitavo ano consecutivo como uma das empresas mais inovadoras do país, ao lado de 150 corporações. 

A companhia figura no Top 5 do segmento de Alimentos, Bebidas e Ingredientes, com a 3ª posição geral e a 1ª como empresa de Ingredientes do Prêmio Valor Inovação Brasil 2023.

A pesquisa avalia as melhores práticas de gestão de inovação das empresas que atuam no Brasil em diferentes atividades econômicas, seus investimentos no mercado local e resultados conquistados.

Os investimentos contínuos em inovação têm se revelado uma estratégia altamente positiva. 

Em 2022, a empresa registrou um crescimento expressivo de 20,9% no faturamento em relação a 2021, expansão impulsionada por produtos novos, que responderam por cerca de 23% do faturamento no ano passado.

A grande maioria das principais frentes de inovação da Duas Rodas, atualmente, envolvem projetos de transformação digital e de desenvolvimento de novas tecnologias para atender às demandas atuais e futuras de consumo.

Como exemplo está o recente lançamento, inédito em nível global, a tecnologia exclusiva de concentração de 40% de vitamina C natural em extrato de acerola, uma das frutas com o maior potencial do ativo de vitamina C, para aplicação em alimentos, bebidas e suplementos.

METAS E INVESTIMENTOS 

As metas da Duas Rodas são amplas e envolvem inovações em produtos, processos e transformação digital. 

Só em projetos de inovação envolvendo transformação digital, a empresa planeja investir mais de R$ 22 milhões neste ano.

Steven Rumsey, Diretor de Inovação e Tecnologia da Duas Rodas, comenta:

“Estes projetos envolvem desde expansão das tecnologias e conceitos de telemetria, sinótico, inteligência artificial, equipamentos de automação, servidores, arquitetura de rede, equipamentos de última geração para o desenvolvimento de produtos e controle de qualidade”. 

“No plano diretor de transformação digital temos a meta de, até 2025, obter a visualização de todas as linhas de produção na matriz”.

“Por ano, apresentamos em média 300 novos produtos ao mercado. Os nossos lançamentos inovadores mais recentes estão fortemente conectados às demandas atuais de consumo, como saudabilidade, funcionalidade e indulgência, especialmente com soluções que ajudam as indústrias a vencer os desafios tecnológicos de reduzir, nas formulações de seus produtos, ingredientes como sódio, açúcar e gorduras sem prejudicar a experiência do consumo”. 

“Investimos também na potencialização do nosso portfólio de ingredientes naturais, como extratos botânicos, desidratados e aromas, com foco especialmente na funcionalidade dos compostos bioativos das plantas”.

Leonardo Fausto Zipf, Presidente da multinacional, destaca:

“A presença da Duas Rodas no ranking do Valor Inovação Brasil nos últimos oito anos é um reconhecimento do processo consolidado de inovação da empresa, um pilar estratégico de competitividade e expansão dos seus negócios”.

Paulo Mokarzel, Diretor de Marketing da Duas Rodas, Head de Strategic Innovation e Gestor da startup Planta, comenta:

“Na Duas Rodas, valorizamos a inovação em todo o ciclo, da cadeia produtiva até o consumidor final. Sabemos que o entendimento profundo do comportamento e dos desejos do consumidor é fundamental”. 

“Para isso, investimos em observação atenta do comportamento dos consumidores, em inteligência de mercado, conhecimento técnico aprofundado e na criação colaborativa para inovar os nossos ingredientes, produtos e serviços”. 

“Potencializamos as expertises para possibilitar aos nossos clientes oferecerem novas e positivas experiências aos consumidores com produtos lançados no mercado”.

Em 2022, a Duas Rodas evoluiu os processos com a reformulação da estrutura de inovação estratégica para expandir a capilaridade, engajamento e eficiência de inovação dentro da empresa, passando a atuar de forma ainda mais colaborativa.

“Reforçamos nosso Innovation Center com a criação de dois novos departamentos de inovação: a área de Strategic Innovation, que é responsável pela estratégia de inovação, desenho do roadmap de tecnologias, gestão do pipeline de lançamentos, inteligência de inovação, gestão da startup Planta Inovações Colaborativas e, acima de tudo, pelo estímulo da cultura de inovação na empresa; e a área de Research & Advanced Technologies, responsável por pesquisar e explorar novas tecnologias, operar a open innovation, gerir as políticas de propriedade intelectual e patentes e viabilizar tecnologias e capacidades internas”.

“Com inteligência de mercado, transformação digital e relações humanas, completamos o ecossistema de inovação”.

About Author