sexta-feira, abril 12Notícias
Shadow

Saiba o que os smartwatches podem fazer pela sua saúde

Sportwoman checking pulse on fitness smart watch device at outdoor

A tecnologia está revolucionando a forma como cuidamos da saúde, e os smartwatches parecem liderar essa transformação. Com recursos avançados e funcionalidades inteligentes, esses dispositivos estão se tornando cada vez mais populares como aliados poderosos na busca por um estilo de vida mais saudável e equilibrado. No Brasil, durante o pico da pandemia em 2020, houve um aumento de 81% nas vendas dos relógios inteligentes, em comparação com o ano anterior. Para 2023, é esperado um volume de vendas mundial de aproximadamente 440 milhões de unidades, o que representa um crescimento de 6,3% em relação a 2022.

Os smartwatches têm a capacidade de monitorar e rastrear diversos aspectos da saúde, proporcionando aos usuários um controle sem precedentes sobre o bem-estar. Desde o monitoramento do sono, lembretes de atividade física, relaxamento e até a quantidade de água ingerida, esses dispositivos se tornaram verdadeiros assistentes pessoais de saúde. Para o coordenador acadêmico do curso de Educação Física da Universidade Positivo e responsável técnico da academia UPX Sports, Zair Cândido de Oliveira Netto, essas tecnologias também desempenham outras funções importantes para o bem-estar e controle da saúde. “Com apenas um olhar no pulso, os usuários podem verificar a quantidade de passos e frequência cardíaca em tempo real, controlar a qualidade do sono e até mesmo receber alertas de sedentarismo”, detalha o especialista.

Uma pesquisa realizada pela academia UPX Sports revelou que 70% dos alunos utilizam relógios inteligentes. Segundo Oliveira Netto, a faixa etária média  dos consumidores desse tipo de equipamento entre os alunos da academia é bem abrangente: entre 20 e 55 anos. O estudo demonstrou que as funções mais utilizadas nos diferentes modelos de smartwatches, conforme apontado pelos usuários, são monitoramento de frequência cardíaca (67%), cronômetro (50%), contador de passos (23%) e medição da pressão arterial (10%). 

“Os smartwatches estão cada vez mais integrados a aplicativos e serviços de saúde, permitindo a sincronização de dados com smartphones e outros dispositivos. Essa conectividade facilita o compartilhamento de informações com profissionais de saúde, proporcionando uma visão mais abrangente do estado de saúde do usuário”, explica o coordenador. No entanto, Oliveira Netto ressalta a importância de buscar acompanhamento médico para compreender o quadro de saúde, bem como um educador físico para planejar as atividades de maneira adequada. “Ter dados importantíssimos e não saber como utilizá-los corretamente é o mesmo que não ter nada”, esclarece.

Uma das funções mais conhecidas dos smartwatches é o “contador de passos”. De acordo com o especialista, o número ideal de passos a serem dados durante o dia pode variar. “A literatura sugere que em torno de 10 mil passos diários são considerados um indicador satisfatório de atividade física”, explica. “No entanto, estudos recentes indicam que aproximadamente 7 mil passos podem ser suficientes, equivalente a cerca de 6 quilômetros percorridos diariamente. É importante considerar a distribuição da atividade física ao longo do dia para garantir uma rotina saudável”, ressalta.

Conheça outras funções dos smartwatches e os benefícios para a saúde:

Monitoramento de atividades físicas: alguns smartwatches possuem sensores que rastreiam a distância percorrida, calorias queimadas e até mesmo a frequência cardíaca durante o exercício físico. Isso permite que os usuários acompanhem suas atividades diárias e ajustem seus hábitos para uma vida mais ativa.

Monitoramento de frequência cardíaca: eles podem monitorar a frequência cardíaca ao longo do dia e durante exercícios, auxiliando no controle e na detecção precoce de problemas cardiovasculares.

Monitoramento do sono: esses dispositivos podem registrar a qualidade do sono, medindo a duração e as fases do período em que o usuário dorme. Isso ajuda os usuários a entenderem seus padrões de sono e adotarem medidas para melhorar a qualidade do descanso.

Lembrete para mover e respirar: alguns relógios enviam notificações para lembrar os usuários de se movimentarem após longos períodos de inatividade. Além disso, alguns deles incluem recursos de respiração guiada para ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.

Controle do estresse: além da respiração guiada, alguns smartwatches possuem recursos de monitoramento do estresse que analisam o nível de estresse ao longo do dia e sugerem técnicas de relaxamento.

Monitoramento dos níveis de oxigênio no sangue: sensores que medem os níveis de oxigênio no sangue já estão disponíveis em algumas versões, o que pode ser útil para acompanhar a saúde respiratória.

Incentivo à motivação: além de fornecer informações úteis, os smartwatches podem servir como ferramentas motivacionais, permitindo que os usuários estabeleçam metas pessoais e acompanhem o progresso ao longo do tempo.

Sobre a UPX Sports

A UPX Sports é o maior e mais completo centro esportivo do Paraná. Instalada no campus da Universidade Positivo, em Curitiba, é composta por academia, ginásio olímpico, quadras cobertas e ao ar livre, piscinas adulto e infantil, pista de atletismo, pista de caminhada ao redor do lago  e campo de futebol oficial e society (@upxsports).

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

About Author