quarta-feira, abril 24Notícias
Shadow

Catarinense ENGIE oferece curso de energia gratuito para mulheres estudantes e recém-formadas em engenharia

Inscrições para 100 bolsas de curso sobre o setor elétrico da Head Energia vão até 04 de outubro

O setor elétrico é reconhecido por ser majoritariamente masculino. Inserida nessa realidade, a ENGIE Brasil Energia entende a importância da diversidade de gênero e inclusão desde a base, a fim de criar um segmento mais equânime. Por isso, pelo segundo ano consecutivo, a Companhia, em parceria com a edtech Head Energia, vai promover o curso “Por Dentro do Setor Elétrico: Incentivando Futuras Engenheiras no Mercado de Energia”.

Com carga horária total de 10 horas, o curso visa impactar, especialmente, comunidades do entorno das operações da ENGIE em mais de 10 estados do país. Serão cinco aulas, ofertadas online pela plataforma da Head Energia, nos dias 16, 23 e 30 de outubro e 6 e 13 de novembro, com entrega de certificado para quem concluir o curso.

A iniciativa integra o Programa de Diversidade da ENGIE, que possui iniciativas voltadas à atração, retenção e aceleração das carreiras femininas. Desde 2016, a porcentagem de mulheres na Companhia cresceu quase 10 p.p – a participação delas na força de trabalho registrada no final do 2º trimestre de 2023 é de 28,2%.

“Estamos muito felizes em promover, mais uma vez, essa formação tão importante para as estudantes que estão mirando o setor de energia. Acreditamos na diversidade como uma forma de encontrar soluções cada vez mais sustentáveis para os nossos negócios. As diferentes experiências, quando compartilhadas, maximizam nosso potencial de atuação e, mais que isso, transformam vidas” comenta Luciana Nabarrete, Diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da ENGIE Brasil Energia.

O curso extracurricular para engenheiras faz parte da Jornada Técnica de Carreiras Femininas, cujo plano de ação foi pensado considerando as diferentes etapas profissionais das mulheres. Entre as iniciativas desenvolvidas, está o Programa de Trainees com vagas afirmativas para mulheres, a promoção de cursos técnicos com vagas dedicadas e programa de mentoria para as que já atuam na Companhia.

Para se inscrever, as candidatas devem cursar a partir do 6º semestre de graduação em engenharia ou ter data de formatura posterior a 2020, e ter o interesse em conhecer mais o setor, especialmente as possibilidades de carreira em Operação & Manutenção (O&M). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 4 de outubro.

Serviço

Curso: Por Dentro do Setor Elétrico: Incentivando Futuras Engenheiras no Mercado de Energia

Inscrições pelo site: https://www.headenergia.net/programa-mais-engenheiras

Período de inscrições: 20/09 a 04/10/2023

Quantidade de vagas disponíveis: 100

Quem pode participar?  Mulheres estudantes de engenharias cursando a partir do 6º semestre ou ter data de formatura posterior a 2020   

Quais locais podem participar? Todos os municípios do entorno das usinas da ENGIE e dos projetos em implantação

Sobre a Head Energia

 Um verdadeiro ecossistema para o desenvolvimento profissional em carreiras que precisam compreender mercado e regulação de energia, em todos os segmentos: geração, comercialização, distribuição e transmissão. A Head Energia é uma escola para aqueles que queiram ficar à frente das tendências do setor, impulsionar sua carreira pelo aprendizado contínuo e construir autoridade no mercado de energia.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 96.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders em todo o mundo, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes.

No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Contando com 2.400 colaboradores, a ENGIE possui no país cerca de 10 GW, dos quais 100% são provenientes de fontes renováveis.

About Author