segunda-feira, outubro 20Notícias
Shadow

ZEISS VISION avança com projeto para fomentar a importância da saúde visual na infância

Em parceria com a ONG Renovatio, a multinacional alemã promove o atendimento a mais de três mil alunos da rede pública de Petrópolis e doa óculos para as crianças diagnosticadas com problemas na visão

ZEISS Vision, empresa alemã especializada na fabricação de lentes oftálmicas e referência mundial em tecnologia voltada à saúde ocular, inicia uma nova etapa da campanha “Foco na infância ZEISS”, iniciativa na área de ESG da companhia que tem como objetivo dar mais qualidade de vida a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e contribuir para a melhora do seu desempenho escolar. A nova ação será realizada com mais de três mil alunos da rede pública de Petrópolis, cidade escolhida pela empresa alemã para abrigar a sua única fábrica no Brasil, inaugurada em 2006.

Para identificar a necessidade oftalmológica de cada jovem, a ZEISS Vision uniu forças com a ONG Renovatio, entidade criada com a missão de levar tecnologia oftalmológica de ponta a comunidades vulneráveis e que já contribuiu para a doação de mais de 100 mil óculos em 25 estados brasileiros, além de países como Haiti, Índia e Moçambique.

Até a próxima sexta-feira, dia 10, a equipe da Renovatio realizará uma triagem com a realização de exames para a detecção de potenciais correções e patologias. Após essa análise, os jovens que forem diagnosticados com problemas de visão vão receber os seus óculos com lentes ZEISS, que serão doados pela empresa em dezembro e entregues com apoio da prefeitura e de outras instituições locais.

“Sabemos da nossa responsabilidade e por isso buscamos transformar os projetos de ESG em realidade. As doenças oftalmológicas podem ter um impacto significativo no desenvolvimento infantil e prejudicar o desempenho escolar se não forem diagnosticadas a tempo”, afirma David Ferran, CEO ZEISS na América Latina e Ibéria.

“Essa iniciativa é só o primeiro passo dentro da nossa meta de corrigir os problemas de visão dos jovens de Petrópolis. Queremos fazer desta ação um programa sustentável e trabalhar ao longo dos próximos anos como catalizadores da ação, consolidando esforços por meio de parcerias para atingir o nosso objetivo”, completa o executivo.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope, 34% da população brasileira adulta nunca foi ao oftalmologista. A saúde ocular das crianças e adolescentes brasileiros também foi fragilizada pela covid-19, segundo levantamento realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) em parceria com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP).

O estudo elaborado a partir da base de dados do Ministério da Saúde indicou a redução de 43% no total de consultas oftalmológicas realizadas com o público de 0 a 19 anos, entre 2019 e 2020. Para a mesma faixa etária, o número de exames com finalidade diagnóstica teve redução de 36%.

“Cuidar da saúde visual das crianças vai muito além de ter uma boa visão. Esses cuidados se refletem também na autoestima, já que a criança passa a enxergar melhor e ganha autoconfiança, melhorando também o aproveitamento educacional nesse momento tão importante de desenvolvimento na infância. Com a ação, queremos reforçar a importância do cuidado com a visão desde a infância e a necessidade do acompanhamento oftalmológico. Esse é o propósito de transformação que faz parte do DNA da ZEISS Vision”, reforça Gabriele Carlos, Diretora de RH da ZEISS Vision.