terça-feira, abril 23Notícias
Shadow

João Adibe, CEO da Cimed, palestra sobre empreendedorismo em Blumenau

Evento realizado pela Acib em parceria com a Venture Hero quer colocar a cidade no roteiro dos eventos empresariais no Brasil

Quem quer ser um bilionário? A resposta para essa pergunta é, geralmente, positiva, porém, chegar lá é outra história. Para contar um pouco sobre o caminho até o topo, o empresário João Adibe Marques, CEO da Cimed, esteve em Blumenau nesta terça-feira (20), com a palestra ’Como se tornar um vendedor bilionário’. O evento foi realizado pela Acib (Associação Empresarial de Blumenau) em parceria com a Venture Hero e reuniu empresários e empreendedores do Vale do Itajaí e de Santa Catarina para ouvir o que o executivo tinha a dizer.  

E ele tinha muito. Adibe iniciou a fala ressaltando que não é um palestrante e, sim, um vendedor. ’Minha história é real, minha família é essa, está aqui e o que eu faço é tentar dividir um pouco da minha origem e do nosso caminho até aqui’, iniciou, contando que começou a  trabalhar aos 15 anos por não gostar de estudar – e revelando que o primeiro ato de seu pai, que também foi seu primeiro chefe, foi mandá-lo a um curso técnico de Contabilidade. ’Quando eu fui para o curso entendi que a Contabilidade era para poucos naquela época, e aprendi que que na Contabilidade precisa fazer conta, e para vender precisa fazer muita conta também, então ali eu comecei a achar um caminho’, complementou. 

Força do empreendedorismo

Adibe destacou que todo resultado vem do empreendedorismo, que ele considera a força do Brasil hoje. ’Guardem essa frase, a força do Brasil hoje está no empreendedorismo e é isso que eu, que a história da minha família, quer inspirar’, ressaltou. O empresário revelou que a família já chegou a ter 14 indústrias farmacêuticas e que o comando já está na quarta geração – todos completamente inseridos no que ele considera seus três pilares de sucesso: família, saúde e trabalho. 

Dentro destes pilares, Adibe ilustrou a palestra com os números da Cimed – entre eles o de 5 mil colaboradores e o de 1º lugar no mercado participativo. Além disso, o executivo pontuou um dos maiores orgulhos de sua trajetória: em 2023, a Cimed foi eleita pela revista Exame como a Maior e Melhor empresa brasileira no segmento de Saúde e Beleza – disputando com empresas dos setores farmacêutico e de cosméticos. 

Adibe pontuou ainda fatores que considera importantes e que contribuem com o crescimento da empresa – e que podem ser aplicados em qualquer organização, de qualquer porte, como dar criatividade, investimento em inovação e tecnologia, posicionamento de marca e propósito. ’Valores transformam a empresa’. O CEO também destacou a importância de encantar e conquistar, antes de tudo, os colaboradores. ’Sabe quem é o primeiro cliente do seu produto? Quem trabalha para você. Isso é um trabalho de cultura, que inicia no propósito, ams que a maioria das empresas esquece. Você tem que cuidar das pessoas que trabalham para você’, decretou. 

O empresário também contou sobre o case dos produtos Carmed. A colaboração entre as conhecidas balas Fini e o gloss da Cimed é uma das mais bem-sucedidas dos últimos anos e levou a farmacêutica, que já tem 46 anos de história, ao topo das redes sociais. ’O investimento em mídia nas redes sociais para esta campanha foi zero, foi um viral no Tik Tok, e até hoje nós já temos 3 bilhões de impressões nas redes’, revelou.  

Ao final, Adibe respondeu perguntas do público e agradeceu a receptividade que tem no Vale do Itajaí e em Santa Catarina. 

Rota de conhecimento 

A palestra com João Adibe inicia um novo momento na história de empreendedorismo de Blumenau. Sempre pioneira, a Acib pretende colocar a cidade na rota dos grandes eventos empresariais do Brasil. 

O próximo evento está previsto para ocorrer no mês de maio, com a presença do fundador da marca Reserva, Rony Meisler. As informações completas serão divulgadas em breve. 

About Author