
A Paróquia São Luiz Gonzaga de Xaxim (SC), celebrou no domingo (10), a 12ª Festa em honra a Frei Bruno Linden. A Santa Missa teve início, às 10h, foi presidida pelo Ministro
Provincial Frei Paulo Roberto Pereira e concelebrada por Frei Gilson Kammer, Frei Alex Sandro Ciarnoski e o diácono Frei Danilo Santos Oliveira.
As festividades em honra a Frei Bruno tiveram início na sexta-feira, dia 01 de março, com a novena. A cada dia um tema era celebrado e uma comunidade da paróquia foi responsável pela liturgia e cantos. Vocação, missão, a Campanha da Fraternidade foram alguns dos temas celebrados. Freis das paróquias de Coronel Freitas, Concórdia e Pato Branco, fraternidades próximas a Xaxim, celebraram na Igreja Matriz durante a semana.
O pároco, Frei Gilson Kammer, presidiu o primeiro dia da novena com o tema “Frei Bruno e as famílias”. A Santa Missa foi animada pela equipe do bairro Frei Bruno. O segundo dia da novena, Frei Jacir Zolet presidiu a Santa Missa que foi animada pela equipe Vocal, com o tema “Frei Bruno e os trabalhadores”. O terceiro dia foi celebrado com o tema “Frei Bruno e os benfeitores do restauro da igreja Matriz”, momento em que o pároco contou sobre o processo do restauro e lembrou que foi no tempo em que Frei Bruno estava em Xaxim que iniciou a construção da igreja que hoje está sendo restaurada. O quarto dia foi celebrado por Frei Danilo Santos com o tema “Frei Bruno e os enfermos”, a celebração foi animada pela equipe da Comunidade de Fazenda Santo Antônio.
Frei Alex Sandro Ciarnoski, pároco da Paróquia de Concórdia, presidiu o quinto dia da novena com o tema “Frei Bruno e a oração”, a celebração foi animada pela equipe do coral infantil. Conforme o frade, este momento marca a fé que o povo de Xaxim tem por Frei Bruno.
O sexto dia da novena, Frei Moacir Longo, pároco da Paróquia de Coronel Freitas, celebrou com o tema “Frei Bruno e a amizade social tornam possível a fraternidade”, tema com base na Campanha da Fraternidade 2024. A Comunidade de Marema, foi a responsável pelos cantos e leituras. A quinta-feira (07), marcou o sétimo dia da novena com o tema “Frei Bruno e as missões”. A Santa Missa foi presidida por Frei Alisson Zanetti, vigário da paróquia de Concórdia. Na
liturgia e cantos, o bairro Primavera.
O oitavo dia da novena foi animado pela Comunidade Nova Brasília com o tema “Frei Bruno e as vocações”. Frei Evandro Balestrin, pároco da Paróquia São José Operário de Pato Branco, presidiu a Santa Missa. Uma breve encenação de momentos da vida de Frei Bruno, foi apresentada ao povo de Deus presente na igreja e aos que acompanhavam pelas redes sociais da Paróquia.
Frei Antônio Mazucco, vigário da Paróquia de Pato Branco, presidiu a Santa Missa que foi concelebrada por Frei Paulo Pereira, no último dia da novena com o tema “Frei Bruno e a nossa oração pela sua Beatificação”. A Santa Missa foi animada pela Comunidade do bairro Alvorada.
No domingo (10), a grandiosa festa celebrando Frei Bruno. A Santa Missa teve início, às 10h, e foi presidida por Frei Paulo Roberto Pereira, Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Frei Gilson Kammer, Frei Alex Sandro Ciarnoski e Frei Danilo Santos concelebraram.
A Comunidade São Cristóvão, do bairro Ari Lunardi, foi a responsável pela liturgia e cantos.
O início da celebração foi marcado pela encenação da vida de Frei Bruno, coroinhas, crianças e adolescentes representaram trechos da passagem do frade desde a sua chegada no Brasil, os momentos que esteve em Xaxim, no oeste e meio oeste de Santa Catarina.
Frei Paulo cumprimentou a todos que estavam presentes e se apresentou a comunidade de fé que estava na igreja matriz, aos que acompanhavam pelas mídias digitais e aos que acompanhavam pela rádio local.
Em sua homilia, Frei Paulo cumprimentou os freis da fraternidade São Luiz Gonzaga e a Frei Alex representando todos os outros frades da Província. Destacou o período da quaresma e também o quanto Frei Bruno foi importante na vida das pessoas que o conheceram.
“Inicialmente quero saudar o Frei Gilson, também Frei Danilo e Frei Jacir que receberam da Província a incumbência de serem os servidores de Deus, a partir desta paróquia. E tendo esta paróquia conhecido Frei Bruno, tenho certeza que a régua que mede os frades aqui, é uma régua mais exigente. Conhecendo um frei tão Santo, normalmente vão exigir mais. E é bom que exijam que os frades aqui sejam santos também. Muito obrigado Frei Gilson, Jacir e Danilo por buscarem a santidade servindo o povo de Xaxim, desta paróquia”, afirma Frei Paulo.
O sacerdote ressalta a união do povo pedindo e rezando por Frei Bruno. “Estamos todos unidos em um mesmo objetivo. Agradecer pelo exemplo de Frei Bruno. Agradecer a Deus pelo dom de crer na proteção, na intercessão dos Santos. Agradecendo a Deus, porque ele nos convoca a também, nós, sermos Santos. Busquemos nos assemelhar nos Santos, esta é uma tarefa nossa. Por isso, que esta celebração ganha um sentido muito bonito”.
No final da celebração, Frei Gilson Kammer, agradeceu a todos presentes, aos que rezaram durante os dias novena, aos voluntários, as comunidades e a todos que de alguma forma contribuíram com a 12ª Festa de Frei Bruno. O pároco, lembrou que neste momento de restauro todo o valor de arrecadação é para a Igreja Matriz, para bem continuar este processo que é tão importante.
As festividades continuaram com a tradicional churrascada e o sorteio da ação entre amigos no salão paroquial, ao lado da igreja Matriz.
Texto :Frei Augusto Luiz Gabriel