domingo, julho 21Notícias
Shadow

Sustentabilidade: conheça a adega totalmente subterrânea da Herdade

Projeto inovador com arquitetura premiada da vinícola portuguesa tem propósito de não gerar impactos negativos ao ecossistema; os rótulos são importados para o Brasil pela Domno Wines
A Herdade do Freixo, vinícola localizada em Alentejo (Portugal), apresenta um projeto inovador ao mercado, com o objetivo de respeitar a natureza e explorar um terroir atrativo em seus vinhos. Com uma arquitetura totalmente subterrânea, a adega da marca portuguesa serve aos propósitos da vitivinicultura sem interferir no equilíbrio do ecossistema natural do local.

Com a ambição de construir um projeto geracional de referência, mantendo a autenticidade centenária da propriedade, o arquiteto Frederico Valssassina conseguiu conceber, em 2016, uma adega única na Europa. Com 1941 m², o local fica totalmente escondido embaixo das vinhas, não alterando na vista da paisagem local. O projeto, inclusive, foi vencedor na premiação “Edifício do Ano 2018”, da ArchDaily, na categoria de Arquitetura Industrial.
A adega da Herdade do Freixo fica a mais de 40 metros abaixo do solo, permitindo o uso da força gravitacional no processo de vinificação e utilizando as mais avançadas e inovadoras técnicas de enologia. A sua localização também permitiu criar as melhores condições de temperatura para a conservação do vinho, uma vez que há a redução da amplitude térmica e um ambiente com menor temperatura.
Para chegar na adega, há uma espiral que liga os três pisos da estrutura e uma claraboia central permite a passagem de luz natural lá dentro. A Herdade do Freixo tem capacidade de armazenar 300 mil litros de vinho, mas, para os responsáveis da vinícola, a qualidade dos rótulos são mais importantes do que a quantidade que produzem.

Visitantes podem conhecer a adega da Herdade do Freixo por meio das espirais, que ficam no interior da estrutura
Os rótulos, que são importados no Brasil pela Domno Wines, marca do Grupo Famiglia Valduga, são elaborados com as castas Cabernet Sauvignon, Arinto, Sauvignon Blanc, Alvarinho, entre outras, que melhor se adaptaram ao clima e ao solo da propriedade, potencializando suas características por meio de uma expertise única.

Entre os destaques da vinícola está o Herdade do Freixo Family Collection, da linha Freixo. É um tinto elaborado com as uvas Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Touriga Nacional e Alicante Bouschet. Este vinho apresenta intensos aromas de fruta madura com uma leve nota mentolada. No paladar, tem excelente estrutura e possui equilíbrio entre os finos taninos e a acidez.
Da mesma linha, o Herdade do Freixo Reserva Branco é produzido com as varietais Arinto, Alvarinho e Sauvignon Blanc. Este vinho possui aromas de frutos brancos e vegetais, característicos da Sauvignon Blanc. O rótulo é fresco e vibrante, apresentando final persistente na boca.

Já o Herdade do Freixo Reserva Tinto, elaborado com as uvas Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet, revela notas terrosas e de frutas vermelhas maduras. No paladar, é um vinho com taninos redondos, complexo e prolongado.
A Herdade do Freixo também produz as linhas Terroir e Varietal. Além dos três rótulos que são destaques da vinícola, a Domno Wines importa para o Brasil os rótulos: Herdade do Freixo Terroir Branco, Herdade do Freixo Terroir Tinto e Herdado do Freixo Alvarinho.

Sobre Domno Wines
Fundada em 2008, na cidade de Garibaldi, coração da Serra Gaúcha, a Domno Wines pertence à Famiglia Valduga, grupo com quase 150 anos de história e tradição. Em seu portfólio estão 50 vinícolas – de nove países – e mais de 350 rótulos, incluindo exemplares premiados e únicos. Um dos grandes diferenciais da importadora é a cautelosa escolha de seus produtores, que possuem valores convergentes aos do Grupo, como o cuidado na produção da matéria-prima, aplicação das mais inovadoras técnicas de vinificação e valorização do relacionamento. Mais informações: @domnowines | Domno Wines | Domno Wines

Sobre o Grupo Famiglia Valduga
Reconhecido mundialmente por seu padrão de excelência e sua expertise em inovação, o Grupo Famiglia Valduga é composto pelas empresas Casa Valduga, Domno Wines, Ponto Nero, Casa Madeira, Brewine Leopoldina e Vinotage.

Casa Valduga é a vinícola que está entre as 10 principais do país e conta com a maior cave de espumantes da América Latina; Domno Wines, importadora que se dedica a trazer com exclusividade para o Brasil os rótulos mais consagrados do mundo; Ponto Nero, marca de espumantes reconhecida pelo seu DNA inovador a partir de rótulos com designers modernos e combinações únicas no mercado. A Ponto Nero conta ainda com a submarca Becas, vinhos frisantes em lata que permitem degustações saborosas, descomplicadas e em doses na medida certa. Casa Madeira, por sua vez, disponibiliza sucos de uva kosher, orgânico, integral e enriquecido com fibras – sem adição de conservantes, açúcar ou água –, sucos varietais, chás, geleias, antepastos e creme balsâmico, entre outros produtos gourmets; Brewine Leopoldina é a empresa que elabora cervejas especiais, transformando-as em experiências únicas, percorrendo o caminho perfeito entre os mundos enológico e cervejeiro. Por fim, Vinotage é a marca de cosméticos e bem-estar do grupo, responsável pela formulação de produtos diferenciados graças à sua base com o óleo extraído da uva.

A sede do grupo fica em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos, local onde a Família Valduga instalou-se quando chegou ao Brasil.