domingo, julho 21Notícias
Shadow

Bem-estar no trabalho e plano de carreira: entenda a importância de um ambiente voltado a pessoas

Saiba como programas de saúde mental, treinamentos constantes e investimentos em ambientes de trabalho refletem no crescimento profissional dos colaboradores.
De acordo com pesquisa, estar em um ambiente de trabalho saudável e com perspectivas de crescimento é essencial para quase metade dos colaboradores. Cerca de 56% dos brasileiros consideram importante um ambiente que promova a saúde física e mental dos colaboradores, além de proporcionar crescimento interno.

Para alcançar o engajamento e satisfação dos colaboradores, é essencial que as empresas compreendam suas necessidades além do aspecto financeiro. Uma pesquisa da Page Outsourcing, revelou que os brasileiros sentem falta de informações claras sobre planos de carreira e acreditam que as promoções devem ser baseadas no mérito do colaborador.
Djane Michele Schreiber, gerente de gestão de pessoas da Huvispan Têxtil, empresa catarinense de tinturaria e acabamento para o setor têxtil, explica que o plano de carreira inclui metas como promoções, ajustes salariais e treinamentos, sendo essencial para guiar o crescimento dos colaboradores. “Investir no desenvolvimento de colaboradores é uma estratégia que é benéfica para ambos os lados, além de fortalecer a equipe atual, você estará preparando a empresa para enfrentar desafios futuros e crescer de forma sustentável. Ao adotar uma abordagem proativa para o desenvolvimento de colaboradores, a empresa se destaca como um empregador de escolha, atraindo talentos e mantendo uma equipe altamente capacitada. Isso, por sua vez, impulsiona a inovação e o crescimento dos negócios”.

Empresa catarinense investe no bem-estar e plano de carreira

Um exemplo de empresa que busca investir cada vez mais no quesito bem-estar, qualidade de vida e crescimento profissional é a Huvispan Têxtil. A empresa se destaca pela variedade de iniciativas dedicadas ao avanço profissional de seus colaboradores.
“Desde 2022, implementamos o “Programa de Saúde Mental”, que tem como intuito proporcionar atendimento psicológico interno e acessível, além do “Programa de Desenvolvimento de Líderes”, que existe há seis anos e visa capacitar líderes por meio de coaching individual e em grupo”, relata Djane Michele Schreiber, gerente de gestão de pessoas da Huvispan Têxtil.

Djane destaca que a valorização do crescimento interno é evidente no recrutamento e promoções dos colaboradores, sendo uma prioridade da empresa. “Por isso, anualmente estamos lançando incentivos internos diferentes, que possuem o intuito de desenvolver talentos internos. Neste ano retomamos a aplicação da Avaliação de Desempenho e o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), através de um sistema, facilitando o acesso de todos, proporcionando feedback construtivo e oportunidades de crescimento a todos os colaboradores. Em conjunto com esse processo, a empresa lançou a Trilha de Carreira Huvispan, trazendo clareza das perspectivas de crescimento de carreira de cada colaborador. A empresa também realiza pesquisas referentes ao ambiente de trabalho, oferece treinamentos regulares e prioriza a promoção interna como parte de sua abordagem holística para garantir o bem-estar e o progresso profissional de sua equipe”, destaca.

Colaboradores que cresceram na empresa
Antônio Dayvid da Silva Ferreira, de 25 anos, é um dos colaboradores que se desenvolveu dentro da Huvispan. Ele começou a trabalhar na empresa em 2016. Já foi Tintureiro e, há três anos, é o coordenador de Tinturaria do primeiro turno.
“Quando comecei, não pensava em crescer, mas depois que conheci a área, foi algo que comecei a desejar”, comenta Ferreira, que veio do Ceará e sempre desejou trabalhar na empresa. “Eu passava em frente à Huvispan de bicicleta, para ir ao meu antigo emprego em um supermercado e pensava: ‘um dia ainda vou trabalhar nessa empresa’. Quando fiz 18 anos, preenchi uma ficha e me chamaram”, relembra.

Para crescer na empresa, Ferreira conta que a perseverança e a curiosidade foram o que fizeram a diferença. “Eu sempre perguntava para o meu líder quando alguma coisa mudava para entender como as coisas funcionavam”, conta. Para quem quer crescimento, ele dá outras dicas importantes: buscar conhecimento, ser pontual e comprometido com a empresa. ’A Huvispan é uma empresa que sempre olha de dentro para fora, oferecendo oportunidades a todos. Acho fantástico empresas que formam grandes profissionais de dentro para fora, pois isso é fundamental para o crescimento da empresa e estimula novos colaboradores a almejar o mesmo’, conta.
Mônica Manke Francisco também cresceu na Huvispan. Iniciou como menor aprendiz e, ao longo de 12 anos, ascendeu de assistente de PPCP a coordenadora.’Acredito que as oportunidades existem, mas dependem do seu desempenho. O caminho não é fácil, mas os valores e o comprometimento precisam estar bem alinhados para ambos terem desempenhos positivos.’
“Essas histórias refletem o compromisso da Huvispan em cultivar o crescimento interno e oferecer oportunidades significativas para os colaboradores, evidenciando que o sucesso individual contribui diretamente para o fortalecimento da empresa como um todo além de prover tranquilidade, segurança e bem-estar profissional”, reforça Djane.