domingo, julho 21Notícias
Shadow

Comprometida com a sustentabilidade, IPEL abraça projeto de arborização de Indaial (SC)

O Plano Diretor de Arborização Urbana em andamento será o mais completo do estado e servirá de modelo para outras cidades. Prefeitura, consórcio de municípios, especialistas e o setor privado estão colaborando na construção de um ambiente mais verde

A cidade de Indaial, sede da IPEL, está prestes a ser pioneira na implantação do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) mais completo do estado de Santa Catarina. A ideia é proporcionar maior qualidade de vida através de um ambiente mais saudável e agradável para os moradores, além de tornar a cidade mais bonita com a expansão da estrutura verde em sintonia com o desenvolvimento urbano. A ideia chamou a atenção da indústria de papel tissue, que tem a sustentabilidade como um de seus valores e investe em diversas soluções para mitigação dos impactos ao meio-ambiente.

“A IPEL já trabalha a sustentabilidade dentro de casa há muito tempo. É um assunto realmente muito importante para nós, por isso, quando tivemos a oportunidade de ampliar nossas ações apoiando algo de tamanho impacto ambiental e social, que vai ajudar toda a cidade e ainda levar esse exemplo para outros lugares, fizemos questão de estarmos juntos”, afirma o CEO da empresa, Luciano de Liz Barboza. 

O plano é construído de forma coletiva entre o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), a Prefeitura de Indaial – através da Secretaria de Urbanização e Meio Ambiente -, a empresa Arboran (especializada em projetos de arborização visando a transformação em “cidades mais verdes”) e a IPEL, que vai apoiar as ações socioambientais com o aporte necessário para viabilizar o projeto. “Investir em arborização é uma estratégia inteligente e de múltiplos benefícios para todos, pois contribui com a descarbonização, um dos principais desafios enfrentados pelas empresas e, com isso, queremos incentivar que mais representantes da iniciativa privada também abracem a ideia”, pontua Barboza. 

Mapeamento, diagnóstico e orientação

O Plano Diretor de Arborização Urbana é um documento que guiará as ações da Prefeitura de Indaial sobre a arborização urbana para os próximos anos. Ele ainda está em construção e conta com a participação da população da cidade, através de pesquisas e audiências públicas. 

Para a gestão da arborização urbana da cidade, foi desenvolvido pela empresa Arboran, um inventário florestal urbano mapeando as árvores existentes nos principais bairros da cidade. Totalizando mais de 2 mil indivíduos arbóreos, com diagnóstico de cada uma e orientações de como proceder em casos que necessitem de algum tipo de intervenção, como poda ou, até mesmo, um transplante. A empresa também mapeou mais de 4 mil pontos potenciais de plantio, onde novas árvores podem ser plantadas, destacando quais espécies são mais apropriadas para o local, o que é importante na hora de definir onde se quer ter mais sombra, por exemplo.

Entre os detalhes levantados é possível saber até quanto de carbono cada árvore tem estocado. Todas essas informações foram reunidas em um software desenvolvido pela Arboran, uma ferramenta valiosa e que contém indicadores para avaliar, monitorar e orientar os gestores públicos em todo o processo de expansão da estrutura verde.

Sobre a Ipel

Fundada há 40 anos em Indaial (SC), a Ipel é uma das maiores companhias brasileiras do setor de tissue. Sua produção de papel higiênico, papel toalha e guardanapos chega a mais de 6 mil toneladas ao mês, com distribuição em mais de 3 mil clientes de varejo, com a linha doméstica, e atacado, com a linha profissional. A empresa conta com mais de 800 profissionais diretos e possui um portfólio de marcas próprias (Nobby, Ness, Qualité, Natureza, Top One, Adorable, Mollis, Mondeo e Superpel), além de produção private label.

Mais informações: www.ipelpapel.com.br