quarta-feira, março 19Notícias
Shadow

Consumidores estão sem “folga” no orçamento; como lançar produtos e serviços nesse cenário

Apesar da situação, comércio varejista catarinense cresceu 4,4% no primeiro trimestre, segundo pesquisa da Fecomércio SC. Especialista da O4B detalha como se inserir nesse mercado

A pesquisa anual da McKinsey sobre os hábitos de compra do consumidor brasileiro indicou que as pessoas estão sem “folga” no orçamento em 2024, com 49% dos entrevistados apontando a inflação como maior preocupação. Na prática, isso significa que os consumidores estão menos fiéis às marcas, seguindo os produtos com preço mais atrativo e combinando compras on-line e em lojas físicas em busca da melhor oferta.

Apesar desse cenário, o comércio varejista catarinense cresceu 4,4% no primeiro trimestre, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio da Fecomércio SC. Foram as vendas de produtos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos que impulsionaram as vendas no período.

Frente a essa situação, pode ser desafiador definir uma estratégia para o lançamento de novos produtos ou serviços no mercado. O especialista em consultoria estratégica para negócios e sócio-fundador da O4B, Marco Antonio Oliveira, opina que é fundamental ter uma boa estratégia de Go to Market (GTM).

“O GTM é um conjunto de estratégias para lançar um novo produto ou serviço no mercado. É preciso produzir um plano de ação para esse lançamento, o que envolve pensar no público, em canais, de forma sistêmica”, declara.

Outra dica do especialista é a personalização. “Nesse cenário, o marketing ganha muito peso. As comunicações personalizadas têm mais chances de conquistar esse consumidor do que aquelas que não são bem direcionadas”, afirma. O especialista ainda cita a combinação entre a experiência digital e física para maior sucesso nas vendas. “A depender do negócio, o WhatsApp pode ser um excelente canal de vendas. Também é possível disponibilizar descontos na internet para serem usados em lojas físicas”, comenta.

O live commerce é um exemplo de estratégia que tem dado resultados positivos nos mercados de vestuário e beleza. Ele consiste em uma transmissão ao vivo que tem o objetivo de vender um produto, e tem sido utilizado por pequenos comerciantes até grandes empresários do ramo.

“Esse mercado movimentou 131 bilhões de dólares em 2021 apenas na China, de acordo com o eMarketer. Esse é um país que tem muito a ensinar ao Brasil nesse segmento. Somos o segundo maior mercado de live commerce do mundo”, detalha o especialista. Esses lançamentos podem vir acompanhados de descontos exclusivos, para gerar uma resposta mais rápida do consumidor. Como é um formato dinâmico, também é possível demonstrar ao vivo o uso do produto, o que gera maior proximidade.

“É preciso olhar para esse consumidor e investir em pesquisas de mercado e em consultorias se for necessário. Temos muitos exemplos de clientes que têm atingido grande sucesso ao fazer esse exercício de se questionar se o mercado está preparado para o lançamento, e buscar ajuda para ajustar a estratégia”, finaliza.

Sobre a O4B

Fundada em São Paulo (SP) e com atuação em diversas regiões do país, a O4B – Open For Business é uma consultoria que atua nas áreas de estratégia corporativa, estratégias de acesso a mercado, governança corporativa e controladoria e finanças. Seus projetos se diferenciam pela atuação inclusive na fase de implementação das ações que forem sugeridas. A equipe formada por mais de 50 consultores especialistas, com formação e experiência de nível sênior garantem a entrega de projetos de alto valor agregado às empresas de médio e grande porte. Constam no portfólio da O4B marcas como WWF, Melhoramentos, Altenburg, Haco, Ipel, Cottonbaby e LezaLez.

Mais informações: o4b.com.br