Evento é gratuito e aberto a todos os moradores e visitantes
Além de ser uma atividade de lazer divertida, andar de bicicleta é uma forma eficiente de praticar exercício físico. Em uma simples pedalada, é possível melhorar a saúde cardiovascular, a tonificação muscular e o fortalecimento das articulações. Andar de bike pode melhorar o bem-estar mental, reduzindo a ansiedade, e fortalecer o contato com a natureza.
É para permitir que a população tenha todos esses benefícios que a Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana, em parceria com a Fundação Municipal de Esportes (FMEL), realiza no domingo (16), a 5ª edição do Passeio Ciclístico Rural de Itajaí. De forma totalmente gratuita para o público, o evento faz parte da programação dos 164 anos do município.
Em 2024, os participantes poderão prestigiar as belezas do interior a partir de um novo percurso.
O passeio
No domingo, a saída para o passeio começa às 8h30, no Parque do Agricultor, localizado na rua Mansueto Felizardo Vieira, nº 557, no bairro Baía. Em seguida, os ciclistas passarão pelas ruas Marcos Albino, Vereador Germano Luiz Vieira e Maria Lucilia Adami em direção à Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Paciência.
Ao final, o retorno até o Parque do Agricultor acontece pelas ruas Benta Custódio Vieira, Augusto Dalago e, novamente, pelas ruas Vereador Germano Luiz Vieira e Marcos Albino. De acordo com a Prefeitura, o percurso terá 15 quilômetros entre a ida e a volta.
Com o passeio, o objetivo é incentivar a prática esportiva saudável e o turismo ecológico. Todos podem participar, independente do modelo da bicicleta ou do nível de experiência. Não há a necessidade de realizar a inscrição prévia, apenas comparecer ao local na hora do evento.
Medalhas e apoio aos ciclistas
Para seguir a tradição do evento, assim como em todos os anos, os participantes recebem uma medalha após a conclusão do circuito. Neste ano, além disso, haverá a entrega de troféus para quatro modalidades: o participante mais jovem a completar o passeio, o mais velho, a família com o maior número de integrantes e o participante que tiver a bicicleta mais enfeitada.
Ainda, o passeio contará com o apoio de órgãos de saúde e segurança, além de uma equipe completa para apoiar os ciclistas em casos de problemas com as bicicletas.
O evento terá fornecimento gratuito de água, alimentos e garrafinhas ecológicas aos participantes. No dia da ação, será montada uma área de recreação para crianças e familiares no Parque do Agricultor.
NSC TOTAL