segunda-feira, dezembro 9Notícias
Shadow

Piloto catarinense busca pódio na pista onde Ayrton Senna teve a primeira vitória na F1

Natural de Criciúma, André Gaidzinski vai a Portugal competir na Porsche Cup Brasil

O piloto catarinense André Gaidzinski correrá a primeira etapa de 2024 do Campeonato Endurance da Porsche Cup Brasil, em Portugal, em 22 de junho. A disputa será no Autódromo do Estoril, o mesmo onde Ayrton Senna obteve a primeira pole e vitória na Fórmula 1, em 1985.

Com uma pista de 4,36 quilômetros e 13 curvas, o autódromo tem outra relação com o Brasil, além de Senna. Ele leva o nome de Fernanda Pires da Silva que o idealizou, juntamente com o arquiteto brasileiro Ayrton Lolô Cornelsen. A corrida de longa duração será de 300 Km e Gaidzinski irá dividir o volante com o piloto Wagner Pontes.

— Esta etapa de Portugal será muito importante, pois sentiremos a energia do nosso eterno campeão, Ayrton Senna. Estou bastante motivado para este desafio e preparado para ir em uma busca do pódio — destaca Gaidzinski.

O cronograma desta primeira etapa internacional da Porsche Cup Brasil começa com treinos na quinta-feira (20) e treinos livres e corrida de classificação na sexta-feira (21). A corrida acontece no sábado (22), com o box aberto às 7h25min, a formação do grid às 7h40min, a volta de apresentação às 8h e a largada às 8h3min (horário de Brasília).

Esta prova pode ter no máximo 2 horas e 30 minutos de duração, e será realizada pelo catarinense André Gaidzinski em parceria com Wagner Pontes. As duplas têm que se alternar a cada pit stop, que são três obrigatoriamente ao longo da prova, com uma duração de seis minutos cada.

— Tenho uma rotina intensa de treinos físicos, psicológicos, em pista e em um simulador de corridas, que reproduz fielmente cada traçado e obstáculo dos principais autódromos do mundo — conta o piloto catarinense.

Cada dupla tem o gerenciamento de três jogos de pneus e do combustível, a definição da calibragem e de como serão ajustadas as barras estabilizadoras do carro, dentre outras decisões importantes.

— Uma corrida de longa duração representa um grande desafio e exige de cada piloto técnica, físico, mente, muita estratégia e espírito de equipe — reforça André, que desde 2018 corre na Porsche Cup Brasil, a maior categoria de monomarca de automobilismo da América Latina.

Os carros que irão disputar a competição estão em uma viagem de 28 dias, período que dura o trecho marítimo entre o Porto de Santos, no Brasil, e as terras portuguesas, percorrendo mais de oito mil quilômetros no Oceano Atlântico.

A segunda etapa do Campeonato Endurance será na Argentina, em setembro. E a grande final, em São Paulo, no Autódromo de Interlagos, em novembro.

NSC TOTAL