segunda-feira, dezembro 9Notícias
Shadow

Novos negócios crescem 21% no primeiro semestre de 2024 em Blumenau

Aumento foi comandado pelos MEIs. Microempresas (ME) também registraram crescimento em comparação ao mesmo período do ano anterior

Dados do Sebrae/SC apontam um crescimento no número de novos negócios no primeiro semestre de 2024 em Blumenau. De janeiro a junho, surgiram 5.903 empresas na cidade, um aumento de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior, que registrou 4.872 aberturas de empresas.

Entre as novas empresas de 2024, 164 são Empresas de Pequeno Porte (EPP), 1.344 são Microempresas (ME) e 4.395 são Microempreendedores Individuais (MEI). Em 2023, foram 174 EPPs, 1.133 MEs e 3.565 MEIs abertos no mesmo período.

Para Ionita Lunelli, gerente regional do Sebrae/SC, muitas dessas empresas são MEIs buscando a regularização.

“Temos falado cada vez mais na importância de regularizar os negócios, e também promovido muitas oportunidades para esses empreendedores que já são MEIs de crescer ainda mais, e subir para um ME, por exemplo. As empresas regulamentadas trazem uma perspectiva de negócio mais tangível, abrem novas oportunidades de crescimento e empregabilidade. Para os MEIs já consolidados, o Sebrae tem várias trilhas de aprendizagem que dão suporte para o empreendimento ascender a outro patamar na sua trajetória”, destaca.

Atualmente, Blumenau possui 62.594 micro e pequenos negócios, o que representa 5,55% dos micro e pequenos negócios de Santa Catarina. Até agora, foram 38.031 novas admissões no território de Blumenau, em 2024.

“O Sebrae busca apoiar o empreendedor nessa transição para a profissionalização e estruturação da gestão da empresa. Trabalhamos sempre com diversos projetos simultâneos, que potencializam esse empreendedor. O crescimento do número de novos negócios em Blumenau evidencia a importância de programas de incentivo ao empreendedorismo, que têm um papel fundamental no desenvolvimento econômico na região”, finaliza Ionita.

Segue Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais:

Instagram Facebook LinkedIn Twitter  Telegram  YouTube Blog  Site