segunda-feira, outubro 27Notícias
Shadow

Rayssa Leal ganha a medalha de bronze e quebra mais recordes em Paris 2024

Com 16 anos, Rayssa Leal faz história nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Rayssa Leal conquistou a medalha de bronze no skate street feminino neste domingo (28) nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A brasileira também fez duas das três maiores notas da história do skate street olímpico. Além disso, com 16 anos, ela se torna a atleta brasileira mais nova a conquistar medalhas em Olimpíadas diferentes.

Como foi a disputa
Na primeira volta, as competidoras não conseguiam dominar a pista. Rayssa alcançou a nota de 71.66 na primeira descida e estava em segundo lugar. Na segunda volta, a brasileira não foi bem e fez 34.80. Liz Akama, do Japão, fez a melhor nota da etapa, com 89.26 por sua volta e desbancando Coco Yoshizawa da liderança.

Na etapa de manobras, cada skatista possui cinco tentativas para manobras individuais, que pontuam com as duas mais bem-avaliadas. Rayssa acabou caindo e zerou sua primeira tentativa. Na sequência, ela completou sua volta com autoridade e teve mais uma grande nota, 92.88 em sua segunda manobra.

Ao lado de Rayssa, quem completou o pódio foram duas atletas japonesas. Coco Yoshizawa, que fez a maior nota da prova, 96,49, e somatório de 272,75, ganhando o ouro. Liz Akama somou 265,95 e ganhou a medalha de prata.

Os recordes que Rayssa Leal quebrou em Paris 2024
Prata em Tóquio 2020, Rayssa Leal já é dona do título de atleta mais jovem a ganhar uma medalha pelo Brasil, aos 13 anos. Segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o recorde era de Rosângela Santos, bronze em Pequim 2008 no 4×100m do atletismo aos 17 anos.

A “fadinha” do skate Rayssa Leal quebrou um recorde nas Olimpíadas em Paris 2024. A brasileira conquistou a maior nota da história do skate street olímpico, até então, com 92.68 pontos nas classificatórias. A japonesa Coco Yoshizawa superou, fazendo 96.49.

O ciclo pré-olímpico de Rayssa Leal
Rayssa conquistou a medalha de ouro e derrotou suas principais competidoras – as japonesas e a australiana Chloe Covell – nas últimas duas grandes competições de skate street: a etapa de San Diego (EUA) da Street League e a etapa da China do Circuito Mundial.

Ainda nesta temporada, Rayssa Leal foi prata na etapa de Paris da Street League e oitava colocada na etapa dos Emirados Árabes do Circuito Mundial. Nos dois Campeonatos Mundiais do ano, conseguiu um ouro (em janeiro) e uma prata (dezembro). E foi campeã do Super Crown, a final da Street League, em São Paulo. Ela terminou 2023 como a atleta mais regular do skate street.

FONTE: NSC Total