segunda-feira, outubro 27Notícias
Shadow

Evento debate o papel do Ministério Público nas cidades do futuro

37º Encontro Estadual do Ministério Público de Santa Catarina será realizado em Gaspar com programação focada no impacto das ações do MP no desenvolvimento urbano

O 37º Encontro Estadual do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) será realizado de  22 a 25 de agosto de 2024 no Fazzenda Park Resort, em Gaspar. Organizado pela Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), o evento terá o tema central “O Papel do MP no Futuro das Cidades”. Com o objetivo de aprimorar o diálogo e a conexão entre promotores, procuradores e a sociedade civil, o encontro abordará questões críticas para o desenvolvimento urbano sustentável, como  segurança pública, desastres ambientais, crescimento desordenado e novas tecnologias. 

“O encontro busca promover uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados pelas cidades modernas, Atualmente, 84% da população catarinense vive em áreas urbanas, conforme aponta o IBGE, tornando os debates sobre a temática ainda mais urgentes.”, explica o presidente da ACMP, Alexandre Estefani. 

Segurança, sustentabilidade e inovação

A abertura do encontro será na quinta-feira, 22 de agosto, com palestra inaugural de Mário Sarrubbo, Secretário Nacional de Segurança Pública, que discutirá a política criminal do país e as organizações criminosas. Na sexta-feira, 23 de agosto, as atividades começam com o painel “As mudanças ambientais e o futuro das cidades”. Ximena Cardozo Ferreira, promotora de Justiça do MPRS, abordará as inundações urbanas e a gestão de riscos com foco na prevenção de danos. Pedro Schmidt de Carvalho, Diretor de Assuntos Jurídicos e Regulatórios da CELESC, discutirá a atuação da companhia elétrica de Santa Catarina nas ocupações urbanas. A mediação ficará a cargo de Tatiana Rodrigues Borges Agostini, Promotora Regional do Meio-Ambiente em Lages e 1ª Secretária da ACMP.

O Conselheiro Nacional do Ministério Público (CNMP), Fernando da Silva Comim, falará sobre os atuais e futuros desafios do MP. Na sequência, Martha Gabriel, especialista em futurismo pelo Institute For The Future, discutirá o impacto da Inteligência Artificial na sociedade. O evento terá também um espaço dedicado à Procuradoria-Geral de Justiça.  No sábado, a programação científica finaliza com Lourival Sant’Anna, repórter da CNN Brasil, que compartilhará sua experiência em coberturas internacionais na palestra “Minha guerra contra o medo”. 

O Ministério Público e as Cidades do Futuro

Para Alexandre Estefani, o Ministério Público atua como um agente fundamental para a garantia de uma expansão urbana segura e sustentável. Por meio das ações da instituição, a vida dos cidadãos é diretamente impactada, desde o processamento de autores de crimes até o asseguramento de direitos básicos como saneamento e proteção de crianças e adolescentes, inclusive em ambientes virtuais.

“Consciente de sua responsabilidade, o Ministério Público de Santa Catarina organiza este evento a cada dois anos para ouvir diversos atores da sociedade civil, do poder político e econômico, e de áreas do conhecimento além do direito. Dessa forma, buscamos aprimorar nossa atuação em prol da população catarinense, sempre alinhado à Constituição e às leis”, finaliza o presidente da entidade.