quinta-feira, setembro 11Notícias
Shadow

Vitória do Professor Bruno representa “a volta do Povo à Câmara”

Em uma eleição municipal marcada pelo abuso do poder econômico, nasce na capital catarinense um líder que carrega na alma os anseios da classe trabalhadora. Bruno Ziliotto, o “Professor Bruno” reúne na sua trajetória educadora as características pessoais e os apoios coletivos necessários para vencer, no debate de ideias, a crescente extrema direita de Florianópolis (alimentada com a reeleição de Topázio Neto e da vice bolsonarista Maryanne Matos).

Eleito o novo vereador do Partido dos Trabalhadores (PT) no município, Professor Bruno é historiador e professor da Rede Pública, além de músico e sindicalista. Seu coração militante e a atitude serena e sempre atenta, faz de Bruno um professor atento ao novo tempo. Para surpresa de muitos, a conquista do Professor Bruno é 100% coletiva. Ele chega à Câmara Municipal de Vereadores em um dos momentos mais turbulentos da histórica de Florianópolis: em meio a uma gestão marcada a escândalos de corrupção e descaso com servidores públicos e trabalhadores.
Professor Bruno não será apenas a “oposição atenta, crítica e combativa”, mas irá muito além. A nova legislatura nem iniciou, e Bruno Ziliotto já é visto como uma “excessão”. Ele não quer saber de sentar e negociar cargos no Poder Legislativo. Bruno é atento aos debates sociais que sangram e massacram a capital do Estado, principalmente as trabalhadores e os trabalhadores.

Historiador, professor e artista, é jovem mas sempre foi à frente do tempo. Em sua ampla e fiel rede de apoio encontram-se lideranças históricas que sempre estiveram ao lado do povo oprimido, em especial dois líderes, entre os muitos que acompanham as lutas do vereador eleito: Renê Muraro, um dos presidentes mais emblemáticos do SINTRASEM (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) e a advogada Rosângela de Souza, a “Lelê”. Renê integra a direção nacional da CUT – Central Única dos Trabalhadores, e Lelê possui uma luta histórica contra a ditadura, sendo inclusive uma das únicas mulheres na “Comissão Estadual da Verdade”.

O histórico de Bruno oferece todo o preparo que ele necessitará para representar verdadeiramente os desejos e as urgências de quem mais precisa. Florianópolis se torna, a cada dia, uma cidade mais cara. Dados do IBGE, amplamente divulgados pela imprensa, apresentam a cidade com a alimentação mais cara do país entre todas as capitais, além de ter o aluguel que mais valoriza (dados 2023/2024).

Para debater e enfrentar esta difícil realidade, o Poder Legislativo Municipal ganha uma esperança concreta com a chegada do Professor Bruno. Desde o mandato do professor, arquiteto e urbanista Lino Peres, o povo oprimido não se sentia mais representado. O PT já fez história outras vezes, ao eleger o primeiro vereador negro, Márcio de Souza, e a primeira vereadora lésbica, Carla Ayres. Sem vaidades e vícios políticos, e com muita disposição, Bruno Ziliotto traduz a vez, a voz e os sonhos dos trabalhadores esquecidos e ignorados pela atual gestão municipal.