Em 2024, ano em que celebra quatro décadas de história, a IPEL, uma das principais indústrias de papel tissue do Brasil, alcançou mais uma importante conquista em sua trajetória de comprometimento com a sustentabilidade: o selo FSC® (Forest Stewardship Council) para todos os seus produtos. Esse reconhecimento atesta que todas as linhas da marca seguem práticas ambientalmente corretas, consolidando o respeito ao meio ambiente em cada etapa de sua produção.
A certificação FSC® já integra algumas das embalagens dos produtos IPEL, pois desde 2012 a empresa é certificada na norma internacional de Cadeia de Custódia, porém, somente produtos feitos com 100% celulose virgem podiam receber o selo. Com todas as atualizações que o selo teve nos últimos anos, a IPEL conseguiu enquadrar todos os seus produtos, já que possui diferentes matérias-primas na fabricação. O selo que será adotado pela IPEL é o MISTO, que integra todos os tipos de fibras, desde a virgem, passando pelas aparas de papel e pasta mecânica.
Vale lembrar que a IPEL, em parceria com a RL Sistemas, distribuidora de São Paulo, iniciou em 2009 a certificação do selo que, na época, recomendava que o cliente, detentor da marca e do produto, fosse certificado. Essa visão mudou ao longo dos anos e permitiu que a IPEL pudesse ter seu selo, inserindo em seus produtos e também nos produtos dos clientes de private label.
Segundo a empresa, esse selo assegura que a origem da matéria-prima florestal utilizada nos produtos da IPEL é rastreada desde a extração até o produto final, garantindo práticas de manejo sustentável.
“Toda a linha de produtos, tanto do varejo quanto profissional, será certificada e receberá o selo. Além disso, todos os produtos, independentemente da matéria-prima, seja ela 100% celulose ou de fontes recicladas, estão cobertos, pois provêm de fontes de manejo sustentável. Temos a garantia de que a cadeia de custódia da produção dessas fibras foi respeitada”, comentou Luciana Dobuchak, diretora comercial da IPEL.
O selo FSC® é amplamente reconhecido por garantir que produtos de origem florestal, como papel, madeira e outros materiais, sejam provenientes de práticas que preservam a biodiversidade, respeitam as comunidades locais e asseguram a viabilidade econômica a longo prazo. Produtos com o selo FSC® passam por rigorosos critérios que verificam tais aspectos no manejo florestal. O selo é amplamente utilizado em indústrias como papel e embalagens, construção civil e móveis.
No contexto atual, essa certificação é interessante para as práticas de ESG que a IPEL busca promover. “O FSC desempenha importante papel também no contexto de ESG, que abrange as dimensões ambiental, social e de governança. Nesse cenário, a IPEL está mostrando ao mercado uma conquista que há muito tempo fazia parte dos objetivos da empresa e que está totalmente alinhada ao nosso recém-lançado propósito: Fazemos do papel a arte de promover saúde”, pontuou Dobuchack
Além do selo FSC®, a IPEL acumula outros reconhecimentos, como a ISO 9000, o Certificado de Destaque Ambiental – Selo Verde do Jornal do Meio Ambiente e o Certificado de Energia Renovável 2023.
“O selo FSC® em todos os nossos produtos demonstra o que a IPEL sempre efetivou de maneira prática, em seu parque fabril, tendo o olhar e zelo pelo meio ambiente, pelas pessoas/comunidades e também na sustentabilidade do nosso negócio.” reforça Luciana.
Todas as embalagens estão passando por adaptação e inserção do selo, então, a inserção no mercado acontecerá de forma gradual. A expectativa é que, em janeiro de 2025, grande parte dos produtos já sejam expedidos com o selo.