terça-feira, outubro 21Notícias
Shadow

P3 Engenharia Elétrica conduz processo de troca de bombas em barragem de Santa Catarina

A retirada do sistema antigo, instalação da nova infraestrutura e todas as conexões e painéis de controle passaram pela expertise da empresa, que é referência na execução de projetos elétricos em obras de todo o país. Nova estrutura dará mais segurança para contenção de cheias na região do Vale do Itaja

A Barragem Oeste, de Taió (SC), acaba de passar por um amplo projeto de melhoria que visa dar mais segurança e eficiência à estrutura, especialmente na contenção de cheias na região. A troca das bombas de drenagem envolveu um extenso trabalho de engenharia elétrica, conduzido pela P3, especialista e referência nesta área.

Com mais de 4 mil projetos entregues e atuação em 19 estados brasileiros, a P3 Engenharia Elétrica tem uma expertise de quase duas décadas e se destaca pela sua atuação 360º, da elaboração do projeto à execução e montagem de painéis. Na Barragem Oeste, a empresa realizou o fornecimento e a instalação das bombas centrífugas submersíveis, e de todos os componentes envolvidos.

“Nosso corpo técnico atuou no fornecimento de toda a infraestrutura necessária, incluindo eletrodutos em inox, conexões, válvulas e painéis de controle para acionamento. Além disso, realizamos a remoção do sistema antigo, a instalação de sinalização externa para identificação do funcionamento das bombas, a passagem de cabos, a crimpagem e identificação dos alimentadores, além do desenvolvimento do projeto eletromecânico e a realização de testes e comissionamento para garantir o pleno funcionamento do sistema”, explica o CEO da P3, Jones Poffo.

De acordo com informações da Barragem Oeste, parte da infraestrutura, como os disjuntores que foram substituídos por quadros elétricos, era da década de 1970. “Todo este processo de modernização das instalações elétricas é fundamental para que a nova etapa de melhoria, que envolve a implantação de um sistema de automação para controle do fluxo da água, seja eficiente. Foi um grande desafio e uma enorme responsabilidade. A nossa expertise em projetos complexos e o fato de atuarmos de ponta a ponta em um projeto assim, garantem uma entrega alinhada com a eficiência necessária”, reforça o CEO da P3.

A Barragem Oeste conta com sete comportas e foi construída entre 1963 e 1973. A estrutura tem um papel estratégico no controle do fluxo do rio e na prevenção de inundações no Vale do Itajaí.