quarta-feira, abril 30Notícias
Shadow

APAE de Indaial é destaque estadual com programa pioneiro de inclusão profissional

O programa de Educação Profissional (PROEP) da APAE de Indaial foi reconhecido como uma das quatro melhores práticas em educação especial de Santa Catarina.

O programa de Educação Profissional (PROEP) da APAE de Indaial foi reconhecido como uma das quatro melhores práticas em educação especial de Santa Catarina. A iniciativa, que prepara pessoas com deficiência intelectual e autismo para o mercado de trabalho, foi destacada após a visita presencial da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) , e durante evento virtual que aconteceu na ultima terça-feira (01).

“Nosso programa qualifica e acompanha pessoas com deficiência, garantindo sua autonomia e colocação profissional”, explicou Anderson Tomio, presidente da APAE de Indaial. “O PROEP funciona em quatro etapas: iniciação para o trabalho, qualificação profissional, habilitação profissional e inserção no mercado através de estágios e contratações”, informou a Diretora da APAE Indaial , Sara Regina Ledra.

O evento virtual também apresentou outras três experiências bem-sucedidas no estado: o Serviço Pedagógico Específico para Autismo da APAE de Gaspar, as Vivências Laborais da APAE de Curitibanos e o Programa de Estimulação Precoce da APAE de Pomerode. “Estes casos demonstram o potencial transformador da educação especial quando bem aplicada”, destacou representante da FCEE durante a transmissão.

O reconhecimento da APAE Indaial consolida o PROEP como referência estadual na preparação profissional de pessoas com deficiência, pois tem como objetivo qualificação da pessoa com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências e ou transtorno do espectro autista (TEA) para o desempenho de funções profissionais, bem como realizar o encaminhamento e o acompanhamento de pessoas com deficiência (intelectual, mental, sensorial, física, múltipla) no mercado de trabalho.

Texto: jornalista Judson Lima