domingo, outubro 26Notícias
Shadow

Presse Comunicação completa 17 anos em sintonia com o aquecimento do mercado de comunicação corporativa

Agência segue tendência de crescimento do setor no Brasil e consolida atuação em Santa Catarina

Dados mais recentes do Termômetro de Mercado Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação) apontam crescimento do setor de comunicação corporativa no Brasil e expectativas positivas para fechar o ano de 2025. Nesta edição, o estudo indica que 2024 foi marcado por maior lucratividade, sendo que o percentual de faturamento aumentou em até 15% para a maioria das empresas associadas ouvidas na pesquisa. Segundo o levantamento, o serviço de assessoria de imprensa é o mais buscado pelos clientes nas agências, seguido por comunicação digital.

Na esteira deste crescimento, a Presse Comunicação, agência com escritórios no Vale do Itajaí (SC) e no Sul do Estado, completa 17 anos no mercado neste mês de junho. A empresa foi fundada em 2008 em Blumenau e, há quatro anos, consolidou a expansão para o Sul com a abertura de um escritório em Tubarão. A Presse tem uma carteira formada atualmente por cerca de 50 clientes de diferentes regiões do país e até do exterior. No último ano, registrou um crescimento de 14% e as perspectivas para 2025 seguem positivas.

’Nesses quase 20 anos de mercado, acompanhamos a necessidade dos negócios se manterem relevantes e estabelecerem um diálogo cada vez mais próximo e proativo com seus públicos. As empresas estão percebendo o valor estratégico de uma imagem alinhada com o propósito e os valores da marca. Da mesma forma, entendem a importância de se comunicar com o mercado de maneira assertiva e planejada”, aponta a sócia da Presse, Cristiane Soethe.

Em um cenário de informações instantâneas e, muitas vezes, superficiais, um dos desafios da comunicação, segundo Cristiane, é encontrar formas de manter o conteúdo corporativo relevante. “É fundamental que as empresas invistam em conteúdo de qualidade, narrativas autênticas que agreguem valor e que sejam capazes de criar conexões genuínas com o público’, complementa a jornalista.

Para acompanhar um mercado desafiador e em constante mudança como o da comunicação corporativa, é preciso estar sempre atento às tendências e incorporá-las aos serviços prestados. Fernanda Momm, sócia da Presse e coordenadora da unidade no sul do Estado, destaca que cada vez mais os clientes demandam conhecimento, criatividade e estratégias personalizadas, sobretudo na comunicação digital. “Precisamos cuidar da imagem, reputação e relacionamento com os públicos de interesse de forma estratégica e associada aos objetivos de cada negócio, sempre atentos às novidades que surgem constantemente no mundo digital. Por isso, buscar especialização e formação constante é fundamental para os profissionais da área”, afirma.

Fernanda ainda ressalta que, apesar da força do digital, não se deve negligenciar as abordagens tradicionais de comunicação corporativa, como relacionamento com a imprensa, eventos, materiais impressos, entre outros. ’Uma estratégia bem-sucedida geralmente combina o uso inteligente de novas tecnologias com métodos tradicionais’, explica.

Mudam as ferramentas, mas os fundamentos de uma boa comunicação permanecem

Com o avanço das tecnologias e a multiplicação dos canais, as ferramentas da comunicação corporativa se transformam continuamente. “No entanto, os princípios que sustentam uma comunicação eficaz seguem sendo: clareza na mensagem, coerência com os valores da marca, escuta ativa dos públicos, planejamento estratégico e credibilidade. Esses pilares continuam a base para construir relacionamentos sólidos, fortalecer reputações e gerar valor para marcas e organizações, independentemente das plataformas utilizadas.

Muitas empresas, na tentativa de melhorar sua presença online, recorrem diretamente à contratação de fotógrafos ou videomakers para gerar conteúdo visual. No entanto, sem uma estratégia clara, alinhada ao posicionamento da marca e aos objetivos do negócio, essas produções acabam não gerando os resultados esperados. “Imagem por imagem não gera conexão. É preciso saber o que comunicar, para quem e com qual propósito. A estética só cumpre seu papel quando está a serviço de uma mensagem planejada e relevante”, observa Fernanda.