sábado, outubro 18Notícias
Shadow

Equipe de Blumenau fica em 2º lugar em desafio internacional da NASA

New Horizons foi o único grupo composto por estudantes do Ensino Médio e Fundamental em meio a profissionais e estudantes de graduação

Balneário Camboriú recebeu o Nasa Space App Challenge, desafio internacional de aplicativos espaciais da agência americana. A equipe blumenauense New Horizons se destacou ao ficar em 2º lugar na competição, sendo a única composta por estudantes do Ensino Médio e Fundamental em meio a profissionais e estudantes de graduação.

Esse é o maior hackathon anual global da agência. Além de Balneário Camboriú, mais de 400 cidades de diversos países receberam a maratona de inovação, que contou com mais de 25 mil participantes.

O grupo de Blumenau, formado por estudantes dos colégios Bom Jesus e Dual, criou uma solução inovadora que analisou mais de 600 artigos de experiências biológicas feitas pela NASA no espaço, e, a partir disso, desenvolveu um sistema que permite a estudantes e pesquisadores obterem respostas destes artigos para montar gráficos de conhecimento e slides em tempo real. 

Diferentemente de ferramentas existentes que correlacionam artigos através de citações de autores e palavras-chave, a solução apresentada traz o relacionamento entre os artigos usando o conhecimento presente dentro dos próprios.

Felipe Bittencourt, CEO da Odisseia AI e mentor dos estudantes, conta que os alunos usaram ferramentas de vibe-coding — método de desenvolvimento de software baseado em inteligência artificial, em que um desenvolvedor descreve o objetivo do projeto através de um prompt para um modelo de linguagem que gera o código — para montar as funcionalidades do sistema, e foram capazes de implementar funções como assistentes de IA por chat e por voz para deficientes visuais e apresentações dinâmicas criadas com IA para explicar as respostas aos usuário.

“Em dois dias de hackathon, eles criaram um sistema que uma equipe experiente levaria pelo menos dois meses para produzir há dois ou três anos atrás”, afirma.

Agora, juízes irão determinar quais projetos avançam para a próxima etapa, que será anunciada em 5 de novembro. As melhores soluções concorrem a uma vaga na final, que será em dezembro, nos Estados Unidos. Os vencedores terão a oportunidade de visitar a sede da NASA.

Sobre a Odisseia AI

Fundada em 2024, a Odisseia AI tem como propósito libertar o tempo das equipes humanas e ampliar a eficiência dos negócios por meio de agentes inteligentes empáticos, estratégicos e altamente capacitados. A empresa oferece ainda uma plataforma CRM AI First, com arquitetura multiagente, integração com CRMs, personalização profunda e atuação 24/7 via canais como WhatsApp, e-mail e site. Entre suas soluções estão os assistentes: Penélope (imobiliárias), Odisseia SDR (pré-vendas), Odisseia SAC (atendimento ao cliente), e Synthetos (inteligência de dados).

Mais informações: https://odisseiaai.com/

Deixe um comentário