sábado, outubro 18Notícias
Shadow

Construção civil em SC cresce acima da média e sustenta investimentos industriais

Entre as empresas que acompanham o ritmo aquecido do setor, o Grupo Krona aposta em inovação e estrutura para responder às novas demandas do mercado catarinense e nacional

O bom desempenho da construção civil em Santa Catarina vem fortalecendo setores estratégicos da indústria e ampliando a geração de empregos, consolidando sua posição como um dos pilares da economia do estado. Segundo dados do Novo Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, compilados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor catarinense criou 11,5 mil novas vagas formais em 2025, mantendo o terceiro maior saldo do país. A representatividade é expressiva: o estado responde por 5,5% do PIB nacional do segmento, enquanto o comércio de materiais de construção teve alta de 7,6% no acumulado do ano, de acordo com a Fecomércio-SC — resultado acima da média nacional.

O cenário positivo impulsiona cadeias produtivas estratégicas, com destaque para a indústria de materiais, que acompanha a demanda de obras residenciais, comerciais, agrícolas e de infraestrutura. Empresas com sede no estado vêm aproveitando o momento para ampliar capacidade produtiva, diversificar portfólio e incorporar tecnologias que elevem a competitividade.

Um exemplo é o Grupo Krona, conglomerado industrial sediado em Joinville que reúne cinco marcas — Krona, Viqua, Elleve, Novii e Top-Max — e atua nacionalmente com soluções para condução e uso de água. A corporação vem direcionando investimentos para automação de processos e na aquisição de máquinas e equipamentos mais eficientes e focados no menor consumo de vetores elétricos, fatores que são decisivos para manter presença competitiva. “O crescimento consistente da construção civil catarinense abre espaço para inovações e para uma atuação mais estratégica no mercado. Estamos constantemente preocupados em trazer novidades,  reforçando nossas parcerias estratégias e duradouras, ampliando portfólio com lançamentos e capacidade produtiva, sempre com o olhar voltado à qualidade, à inovação e ao fortalecimento do relacionamento com o cliente”, afirma Júlio Grein, diretor comercial e marketing da corporação.

Um dos mais recentes movimentos estratégicos foi o fortalecimento do Canal Construtora. O pilar atua em negociações com construtoras e empresas de engenharia, reunindo o portfólio de todas as marcas comerciais do grupo. O modelo de atendimento é personalizado: cada projeto é tratado de forma única, considerando as particularidades e demandas técnicas do cliente. “O Canal Construtora surgiu para fortalecer nosso relacionamento com empresas que estão na linha de frente das obras. É um espaço de diálogo técnico e comercial, que entende a pluralidade cultural e operacional de cada parceiro, resultando em soluções mais adequadas e eficientes. Nosso diferencial está nas parcerias estratégicas e duradouras que cultivamos, no relacionamento próximo e constante com nossos clientes e na abertura para ouvir suas demandas. Esse é o nosso core business, e é isso que nos permite evoluir continuamente para atendê-los melhor”, completa Jorge Valentim, gerente nacional do Canal Construção.

Projeções

Com indicadores de crescimento acima da média nacional e um ambiente industrial diversificado, Santa Catarina reforça sua posição como hub de negócios na construção civil. Segundo projeções da CBIC e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor deve manter expansão moderada em 2026, impulsionado pela retomada de crédito imobiliário e pelo crescimento de obras de infraestrutura, mesmo diante do cenário de juros elevados. A expectativa é que empresas com portfólio diversificado e presença estratégica aproveitem essas oportunidades para reforçar operações e consolidar participação de mercado.

Sobre o Grupo Krona:

O Grupo Krona é uma das principais empresas brasileiras de produtos para os segmentos de construção civil, decoração e agrícola. Detentor das marcas Krona Tubos e Conexões, Viqua, Ralo Linear Elleve, Novii e Top-Max, possui oito unidades fabris no Brasil e está presente em mais de 100 mil pontos de vendas diretos e indiretos, agregando competitividade a seus parceiros. Seu portfólio tem, ao todo, mais de 2.500 produtos, voltados para água fria, água quente, esgoto, ralos lineares, elétrica, acessórios, sistemas de escoamento e irrigação. Além das marcas comerciais, a organização também é responsável pelo Instituto Krona, que atende a comunidade interna e externa com projetos de educação, cultura, esporte, inclusão de pessoas com deficiência e iniciativas de gestão de água e saneamento.

Mais informações em www.krona.com.br 

Deixe um comentário