terça-feira, outubro 28Notícias
Shadow

Com 20 mortes em 2025, SC faz mobilizações nas escolas para combater a dengue

Ação das secretárias de saúde e da educação ocorre até 8 de novembro

Alunos de escolas municipais, estaduais e privadas de Santa Catarina participam, a partir desta segunda-feira (27), da mobilização contra a dengue, doença que matou, entre janeiro e outubro de 2025, 20 pessoas no Estado, segundo a Secretária da Saúde (SES). A ação, em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e Secretária da Educação (SED), ocorre até 8 de novembro.

A iniciativa busca combater o Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue, focando na eliminação de locais com água parada. Embora o foco da ação seja o ambiente e a comunidade escolar, os municípios podem avaliar a realidade local e definir as atividades neste período também. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, a proposta busca evitar o aumento de casos confirmados de dengue em Santa Catarina.

— Nosso objetivo é unir esforços entre Estado e municípios no enfrentamento à dengue. Vamos realizar uma mobilização nas escolas, incentivando as crianças a participarem ativamente na eliminação dos focos do mosquito. Somente com a colaboração de todos conseguiremos vencer essa doença e evitar o aumento de casos, que também impactam diretamente a rede de saúde — destacou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Entre as iniciativas está a sensibilização sobre a técnica de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), realizada pelas secretarias municipais de saúde. A ação capacita e orienta sobre o uso correto do produto, que é uma importante ferramenta no controle das larvas do mosquito Aedes aegypti.

As atividades também incluem a verificação das estruturas prediais das escolas, com inspeção de calhas, caixas d’água e possíveis locais de acúmulo de água que possam servir de criadouros para o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A mobilização ainda conta com palestras, oficinas e debates sobre prevenção, sinais e sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A SES também incentiva a vacinação contra a dengue para adolescentes de 10 a 16 anos, faixa etária contemplada pela campanha. A imunização é feita em 100 cidades das regiões do Estado.

Dengue em Santa Catarina

Conforme o último boletim publicado pela SES, com dados até o dia 6 de outubro, Santa Catarina registrou 55.350 focos do mosquito Aedes aegypti. Além disso, 123.257 mil notificações da doença foram registradas neste ano, sendo que 25.384 foram considerados casos prováveis.

Entre janeiro e outubro deste ano, foram registradas 20 mortes por dengue em Santa Catarina e outros quatro óbitos seguem em investigação. Dos 295 municípios catarinenses, 183 são considerados infestados pelo vetor.

Veja ações para eliminar o mosquito da dengue

  • Evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos;
  • Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios;
  • Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água;
  • Manter lagos e tanques limpos ou criar peixes que se alimentem de larvas;
  • Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana;
  • Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas;
  • Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.

Deixe um comentário