
Livro foi lançado no ano passado e aborda o cotidiano e estilo de vida açoriano
O romance “Não se esqueça de mim!”, da escritora catarinense Solange Ocker, ganhou o primeiro lugar em uma categoria no International Latino Book Awards, a maior premiação de literatura latina dos Estados Unidos, no último sábado (25) em Oceanside, na Califórnia.
Vencedor da categoria “Ficção em Português”, o livro foi lançado no ano passado e aborda o cotidiano e estilo de vida açoriano, como a vida pesqueira, com ênfase no protagonismo feminino.
Natural de Governador Celso Ramos, em Santa Catarina, Solange, de 50 anos, concorria na premiação com mais três finalistas brasileiros na mesma categoria. Em conversa com o NSC Total, a escritora contou como foi a experiência.
— O evento reuniu pessoas de várias nacionalidades. Estar representando a Literatura Brasileira e Catarinense nesse evento me encheu de alegria imensa. Ter meu livro reconhecido na cultura Latina vai muito além do que sonhei alcançar— relembrou Solange.
— Participar desse evento significa dizer que livros constroem pontes. Eu posso dizer que passei por ela e vi um mundo que ainda não conhecia. Estar lado a lado com autores consagrados nos faz acreditar- assim como a protagonista do livro- que tudo é possível. Foi um momento inesquecível— disse a autora.
O International Latino Book Awards é a maior premiação de literatura latina dos EUA e está em sua 27° edição. Segundo informações do evento, mais de 10 mil inscrições de autores de países do mundo inteiro foram realizadas neste ano em 87 categorias diferentes.
Quem é a autora
Solange Valmira Ocker dos Santos tem 50 anos e nasceu em Governador Celso Ramos, em Santa Catarina. Leitora ávida desde pequena, a escritora decidiu começar a escrever a obra em 2021, com objetivo de retratar as dificuldades das famílias de pessoas que dependem da pesca para a sobrevivência.
— Eu queria retratar as dificuldades das mulheres, filhos, familiares que ficam aguardando o retorno daqueles que se aventuram nos mares — afirmou a autora.
Foram quatro anos até a obra ficar pronta, de acordo com Solange. Para a autora, o maior desafio durante o processo de escrita do livro foi escrever os diálogos dos personagens principais e secundários, para torná-los reais.
Saiba mais sobre o livro
Primeira obra da autora, o romance “Não se esqueça de mim!” “transborda emoção, memória e humanidade”
— Procurei conduzir o leitor com uma narrativa que mistura o passado e o presente, revelando o poder transformador das lembranças e o peso do esquecimento, tanto o que nos liberta quanto o que nos aprisiona — disse.
— Os personagens são construídos com sutileza e profundidade. Eles não são idealizados, mas humanos, com falhas, medos e contradições. Há dor, mas também esperança; há saudade, mas também recomeço.
Procurei descrever os ambientes para que o leitor se sinta dentro da cena, como se pudesse tocar as lembranças descritas. Cada capítulo é uma espécie de espelho da alma, revelando camadas daquilo que o tempo tenta apagar, mas o coração insiste em guardar — afirma a escritora.
Solange afirma que está trabalhando em um novo romance, que deve ser lançado no próximo ano. A expectativa está alta, depois de ganhar a primeira medalha de ouro.
— A literatura catarinense é muito rica, mas ainda há poucos eventos a nível nacional. Esse prêmio traz autoridade para a obra e traz oportunidades para que mais pessoas estejam em contato com a nossa cultura, nossa história, nossa gente — disse.
Veja sinopse completa
“A vida da doce Amélia mudou completamente quando seu pai sofreu um acidente no barco, marcando sua infância e a dos seus irmãos para sempre. Sua mãe teve que enfrentar os dissabores da solidão e do medo e os desafios de iniciar um negócio numa década em que o comércio de pescados era dominado por homens.
Perto dali, um casal vive a alegria com o retorno do filho e segredos encontram um lugar para se ocultarem. Duas famílias que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da saudade, das adversidades e perdas, a força do amor prevalece”
FONTE: nsctotal


