
Outras três regiões esperam ocupar pelo menos 80% dos hotéis durante o período do Ano Novo em Santa Catarina
Pelo menos quatro regiões que contemplam cidades turísticas em Santa Catarina esperam lotar hotéis neste dia 31 de dezembro, na virada de ano para 2026. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), a Grande Florianópolis; a Instância de Governança Regional Caminhos da Fronteira, no Oeste catarinense; Instância de Governança Regional Encantos do Sul, no Sul; e a Instância de Governança Regional Vale dos Imigrantes, no Meio-Oeste catarinense, devem ter hotéis 100% ocupados no Ano Novo.
A expectativa é que a ocupação hoteleira neste período seja maior do que em todos os meses do ano na maior parte das regiões turísticas. Na Grande Florianópolis, por exemplo, o único mês do ano em que a ocupação hoteleira chegou perto da esperada para o Ano Novo foi janeiro, quando a taxa de ocupação chegou a 98,15%, segundo os dados da ABIH-SC.
A mesma situação acontece com os Caminhos da Fronteira, que abrange os municípios de:
Anchieta
Bandeirante
Barra Bonita
Belmonte
Descanso
Dionísio Cerqueira
Guaraciaba
Guarujá do Sul
Iporã do Oeste
Itapiranga
Mondaí
Palma Sola
Paraíso
Princesa
Santa Helena
São João do Oeste
São José do Cedro
São Miguel do Oeste
Tunápolis
Nesta região, a maior ocupação hoteleira do ano até a virada foi registrada em abril, com 63%. Já na Instância de Governança Regional Encantos do Sul, que abrange municípios do Sul catarinense, como Criciúma, Laguna, Imbituba, Tubarão e Balneário Rincão, os hotéis começaram a registrar aumento de procura em novembro, com 70% de ocupação.
Serra segue o movimento contrário
Já a região da Serra catarinense segue o movimento contrário dos municípios litorâneos no Ano Novo. Isso porque esta região é a que registra a menor expectativa para o período, com 57% de ocupação.
Nos meses de frio, por outro lado, a região foi a que mais registrou ocupação hoteleira em Santa Catarina, com 96% dos hotéis ocupados em junho.
Veja o ranking da expectativa para as maiores taxas de ocupação em SC no Ano Novo
Grande Florianópolis – 100%
Caminhos da Fronteira – 100%
Encantos do Sul – 100%
Vale dos Imigrantes – 100%
Caminhos do Alto Vale – 97%
Caminho dos Canyons – 85%
Vale Europeu – 80%
Costa Verde e Mar – 75%
Vale do Contestado – 70%
Caminho dos Príncipes – 70%
Grande Oeste – 70%
Vale das Águas – 60%
Serra Catarinense – 57%
FONTE: NSCTOTGAL


