terça-feira, junho 15Notícias
Shadow

Gaspar ativa Centro de Triagem no Ginásio no João dos Santos

A Prefeitura de Gaspar ativa o Centro de Triagem no Ginásio João dos Santos (Rua Itajaí, 2300 – Poço Grande) a partir desta quarta-feira, dia 15. Conforme planejado desde março, a transferência dos atendimentos se dá pela alta demanda de pessoas com sintomas respiratórios.

O Centro de Triagem no João dos Santos vai funcionar das 7h às 19h, todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, enquanto for necessário. No local também haverá uma van disponível para transporte até o João dos Santos para aqueles que não tiverem como se deslocar, respeitando todas as medidas preventivas.

No local serão atendidos pacientes com sintomas como coriza, dor no corpo, dor de cabeça, dor de garganta, tosse, febre, falta de ar e outras condições que possam caracterizar coronavírus. No local haverá triagem, três consultórios médicos, uma tenda para coleta de exames, uma para pacientes em observação e uma para farmácia. Uma ambulância também estará à disposição para casos de emergência.

Cerca de 15 profissionais de saúde devem trabalhar no local, além do pessoal de apoio de outras secretarias que devem auxiliar no fluxo, recepção, manutenção, limpeza, entre outros. A Secretaria de Saúde pede que as pessoas que precisem de atendimento evitem ir até o local em grupo ou acompanhadas caso não seja necessário, para evitar tumulto e aglomeração.

A Unidade de Saúde do Centro não atenderá mais consultas, mas segue como unidade de apoio para atender encaminhamentos de outras unidades. As Unidades de Saúde dos bairros continuam atendendo demanda livre quem apresenta sintomas leves. Em caso de febre alta persistente e falta de ar significativa, a recomendação é procurar o Pronto Atendimento do Hospital de Gaspar, que prepara uma entrada diferente para sintomáticos respiratórios.

“Desde março estamos com parte da estrutura do João Santos pronta caso chegássemos ao ponto de ter que ampliar ainda mais o atendimento em saúde específico para o COVID-19. Não queríamos que chegasse nesse ponto, mas chegou. O sistema de saúde está em colapso, os casos estão aumentando, estamos perdendo mais vidas para essa doença. O João do Santos e todas as outras ações vão dar suporte no acolhimento, mas cada um de nós precisa fazer a sua parte, mais do que nunca, na prevenção”, ressalta o prefeito Kleber Wan-Dall.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *