quarta-feira, abril 24Notícias
Shadow

Santa Catarina pode registrar neve a partir de quinta, aponta meteorologista

Há possibilidade de neve principalmente na sexta-feira, uma semana após tornados. Quinta, sexta e sábado devem ter tardes de muito frio no estado.
Santa Catarina deve ter frio intenso no fim desta semana por causa de uma massa de ar frio e tem possibilidade de neve entre quinta (20) e sexta-feira (21), uma semana após a passagem de dois tornados e temporais, segundo o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, e a Epagri/Ciram, órgão de monitoramento do tempo no estado.
“Há chance de neve, especialmente na sexta-feira, não só na Serra, no Meio-Oeste, Planalto Norte do estado”, explica Puchalski.
“Trabalhamos com condição de neve com previsão de 24 horas, 48 horas de antecedência, quanto mais perto do evento, melhor a qualidade da previsão”, completou – veja no vídeo abaixo.

O último registro de neve no estado foi em 02 de agosto de 2019, em São Joaquim, na Serra, segundo informações da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas no estado.
Na Serra, a neve pode até acumular. A possibilidade de neve começa na noite de quinta (20), sendo maior na sexta-feira (21). Na última sexta-feira (14), dois tornados causaram destruição em cidades catarinenses, inclusive no Meio-Oeste, região que também tem previsão de neve.
Segundo Gilsânia Cruz e Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram, o frio e a alta umidade do ar favorecem a condição de neve, principalmente nas áreas altas do estado, acima de 700 metros, podendo ter acúmulo significativo.
Durante o outono e inverno deste ano, houve muito frio e geada na região serrana e no início de julho teve chuva congelada na Serra

G1

About Author