terça-feira, abril 16Notícias
Shadow

UFSC começa a distribuir computadores para alunos e paga auxílio-internet

Mais de 1.300 estudantes fizeram registro para receber auxílio para o pagamento de plano de acesso à internet
A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) inicia nesta semana o pagamento de auxílio de R$ 100 para acesso à internet para mais de 1.300 estudantes que fizeram o seu registro prévio. Além disso, a universidade também começou a distribuir computadores para os alunos.
Por meio da Prae (pró-Reitoria de Assuntos Estudantis) e outras pró-reitorias e secretarias de Administração Central, um segundo lote do auxílio para o plano de internet será pago em seguida.
Além dos pedidos de auxílio para compra de pacotes de internet, as solicitações de computadores também estão sendo processadas. Até a última quinta-feira, dia 20, 1.377 estudantes solicitaram equipamentos.

A distribuição começou na última semana para os alunos do Colégio de Aplicação da UFSC e a logística para a distribuição aos demais estudantes está sendo preparada pelos Centros de Ensino.
Estudantes de graduação, de pós-graduação stricto sensu, e do ensino fundamental e médio do Colégio de Aplicação da UFSC podem participar do Programa.

Empréstimo, compra e aluguel de equipamentos
A primeira fase de distribuição de equipamentos ocorrerá por meio de empréstimo. A UFSC publicou uma portaria normativa que regulamenta a questão.
De acordo com a normativa, cabe às unidades acadêmicas e administrativas localizar os equipamentos em condições de uso para as aulas remotas, e agendar sua distribuição com os estudantes solicitantes.

A Prae continuará responsável por acompanhar o cadastro de estudantes e informar, semanalmente às unidades, as demandas a serem atendidas. A SeTIC (Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação) fará o apoio às unidades para garantir o pleno funcionamento dos equipamentos.

As regras de empréstimo, bem como o Termo de Uso e Responsabilidade a ser assinado pelos estudantes estão disponíveis nesta portaria conjunta, publicada pela Prae.
Podem emprestar equipamentos aos estudantes os departamentos, programas de pós-graduação, coordenadorias de cursos de graduação e supervisão de laboratórios.

Força-tarefa
A Saad (Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades), responsável pela Coid (Coordenadoria de Inclusão Digital), é um dos setores administrativos que irá participar da distribuição.
Todos os 176 computadores da Coid já foram formatados para serem emprestados. Uma força-tarefa envolvendo a Saad, a SSI (Secretaria de Segurança Institucional), a Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento), o DCOM (Departamento de Compras) da Proad (Pró-Reitoria de Administração) e a Coperve (Comissão Própria do Vestibular) possibilitou a compra e logística com caixas, plástico-bolha e sacos com fecho hermético para embalagem de computadores e cabos.
“Estamos tendo um cuidado especial para fazer os equipamentos chegarem também aos estudantes nas comunidades remanescentes de quilombos e terras indígenas. Vamos contar com o apoio das lideranças e estudantes, além do Movimento Negro Unificado, FUNAI, INCRA, SESAI, Secretaria Estadual de Educação e Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação”, enumera a secretária.
A Saad e a Prae estudam um cronograma adequado para que os computadores cheguem aos alunos em tempo hábil para que a Coid e as equipes do Piape (Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes) possam oferecer cursos para capacitar os alunos nas atividades pedagógicas não presenciais.

Fonte: ND Mais

About Author