quinta-feira, janeiro 21Notícias
Shadow

Caso de paciente contaminada duas vezes pelo coronavírus em SC é investigado

Um possível caso de reinfecção pelo coronavírus está sendo investigado em Santa Catarina. Trata-se de uma mulher de 44 anos moradora de Urussanga, no Sul do Estado. Conforme as informações divulgadas pela Secretaria de Saúde do município, ela teve dois testes positivos para covid-19 em um intervalo de 60 dias.
Segundo a prefeitura, a mulher trabalha na área da saúde e teve o primeiro diagnóstico no dia 2 de junho, quando fez um teste sorológico. Na época ela teve poucos sintomas e, após um período de isolamento, voltou a trabalhar na linha de frente contra o coronavírus na cidade. No dia 1º de agosto ela voltou a ter um diagnóstico positivo, desta vez em um teste RT-PCR (com maior precisão).

Segundo o médico da família e membro do Comitê de Combate à covid-19 de Urussanga, Alexandre Régio Gomes, após o segundo teste positivo a mulher teve sintomas mais acentuados.
O caso é considerado como “presumível”, pois a confirmação de reinfecção só poderia ocorrer com exames mais aprofundados que não foram feitos. No entanto, segundo Gomes, a possível contaminação pela segunda vez reforça a necessidade de cuidados para a população.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive) disse que ainda não foi notificada sobre esse caso, e ressaltou que o Ministério da Saúde ainda não enviou aos estados um documento oficial sobre o conceito que será utilizado para confirmar reinfecções pelo coronavírus.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as reinfecções são “muito raras”, mas já foram comprovadas em lugares como Hong Kong, Holanda e Bélgica.

NSC Total

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *