quarta-feira, outubro 27Notícias
Shadow

Novidades na área ortopédica

O médico especialista em Ortopedia e Traumatologia, doutor Ricardo Serpa, que trabalha no Hospital e Maternidade Oase anunciou estA semana que procedimentos antes só realizados em grandes centros de saúde, também passam a ser realizados em Timbó no Hospital e Maternidade Oase.
Em entrevista o médico relata que na última semana de setembro, ele realizou um procedimento com material inédito em Santa Catarina, junto ao Hospital Santa Isabel, de Blumenau, onde ele também atua.

Serpa, desde 2010 trabalha como ortopedista em nossa região, já tendo realizado mais de sete mil cirurgias, se destacando pela dedicação e acima de tudo pela inovação constante, realizando rotineiramente cursos e treinamentos fora do país.
Segundo o médico, uma paciente de 47 anos passou por uma intervenção cirúrgica no joelho, quando da implantação de próteses modernas, feitas sob medida para a paciente, fiel ao tamanho real de seu joelho. Esta após sua doença ainda na infância nunca havia dobrado o joelho além de 90 graus, já ao fim da cirurgia passa de 120 graus.

Na oportunidade o doutor Serpa juntamente com o médico Walter Max Heinig Neto, também especialista em Ortopedia e Traumatologia, explicaram que por ser um material personalizado, o resultado esperado é melhor. Além disso, esse tipo de prótese devido a sua maior semelhança em relação à função do joelho, é mais duradoura que uma convencional.
De acordo com Serpa, a paciente tinha problemas no joelho desde quando era criança, mas se intensificaram aos 14 anos. “Ela relatou à equipe médica que já realizou uma cirurgia na Bahia, mas o problema persistiu. Regularmente, tomava injeções para dor, mas o efeito era temporário, e não podia mais dobrar a perna direita. Ela recebeu alta hospitalar no dia 2 de outubro, caminhando com o auxílio de andador”.

O médico explica que a substituição total do joelho é um dos procedimentos mais bem-sucedidos na medicina moderna. Em implantes de joelho, a cartilagem e a superfície do osso que estão danificadas são removidas e substituídas pelos implantes de metal e plástico. “O objetivo de um procedimento desses é devolver a função e a mobilidade do joelho, e diminuir as dores das articulações”.
O profissional observa que este tipo de prótese vem ganhando espaço devido à qualidade do material que vem se desenvolvendo tecnologicamente trazendo melhores resultados e pela eficiência na evolução do paciente no pós-operatório.

“Em breve este tipo de procedimento cirúrgico será realizado no Hospital e Maternidade Oase de Timbó e trará muitos benefícios tanto para a equipe médica como para os pacientes”, adianta o médico que é um dos idealizadores do Censit, bem como diretor Técnico do IOT Timbó – Censit, carinhosamente chamado de SEU IOT. “Em breve os procedimentos também poderão ser realizados, inclusive no próprio Censit”.

Censit – Centro de Saúde Timbó
Rua Bolívia, 148, Centro 

POR Clarice Graupe Daronco
fonte: http://www.jornaldomediovale.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *