terça-feira, setembro 10Notícias
Shadow

Primeiro caso de variante amazônica da Covid-19 é confirmado no Vale do Itajaí

Foi confirmado pelo governo do Estado o primeiro caso da variante amazônica da Covid-19 no Vale do Itajaí. Trata-se de uma mulher de 54 anos, moradora de Humaitá (AM), cidade que fica próximo à divisa com Rondônia, a 700 quilômetros de Manaus, no Norte do país. Ela estava hospedada em Rio do Sul quando apresentou os primeiros sintomas e procurou a Unidade de Pronto Atendimento na cidade.
De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive-SC), ela teve de ser internada e foi transferida para o Hospital Dr. Waldomiro Colautti, em Ibirama. A amostra coletada do vírus foi encaminhada pelo Laboratório Central (Lacen) à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que fez o sequenciamento genético e identificou a variante chamada de “P.1”.

A paciente já teve alta hospitalar.
Esse já é o quinto caso importado confirmado da variante amazônica da Covid-19 em Santa Catarina, porém o primeiro na região. Dos outros diagnósticos confirmados, dois foram em Joinville (homens de 71 e 55 anos) e dois em Florianópolis (homem de 69 anos e mulher de 64). Desses, três são moradores do Amazonas que estavam no Estado.
Todos, assim como a paciente de Humaitá (AM), foram tratados e deixaram o hospital.

fonte: NSC Total