quarta-feira, setembro 22Notícias
Shadow

Guia de negociação: como comprar um imóvel por um bom valor?

Imagem: Freepik

Dicas para realizar o sonho da casa própria sem gastar muito.

Realizar o sonho da casa própria e comprar um imóvel em Blumenau por um valor que cabe no seu bolso não é tão difícil quanto parece. Inclusive, gastar menos não significa ter que se contentar com um local diferente daquele que havia imaginado.

A negociação é a chave para conseguir chegar a um acordo com a imobiliária ou proprietário da casa que chamou sua atenção. E para isso, você precisa ter bons argumentos, mostrar que vale a pena baixar o preço de mercado e aceitar sua proposta.

Você está pensando em comprar casas ou apartamentos e não quer lidar com um valor muito alto? E mais, não abre mão de um determinado bairro ou estilo de imóvel? Confira dicas para uma boa negociação.

Ofereça uma boa entrada

Uma boa entrada pode ser uma solução interessante para conseguir baixar o valor do imóvel na hora da compra. Se você tiver esse dinheiro, não pense duas vezes antes de negociar.

Pode não ser um desconto enorme, mas 1% ou 2% já fará muita diferença para o seu bolso. Assim, quando for conversar com o proprietário ou imobiliária, sempre peça para analisar o valor final da casa ou apartamento se for oferecida a entrada.

Avalie o que impacta no preço do imóvel

Vários fatores contribuem para que o preço de um imóvel fique mais elevado. Desde a localização até reformas feitas pelo proprietário. Antes de questionar o valor, considere tudo que pode estar impactando.

Visite o bairro e veja se a localização é boa, é uma região de fácil acesso, e se há bastante facilidades nas proximidades, se a vizinhança é interessante. Vale até conversar com quem mora por perto para perguntar e saber mais. Além disso, visite as casas à venda em Blumenau e questione sobre reformas feitas recentemente.

Compare unidades parecidas

Para entender o preço de mercado será necessário fazer comparações, mas lembre-se de considerar unidades parecidas, no mesmo estilo e tamanho. Uma casa com terreno menor ou um apartamento com menos quartos não pode ser levado em consideração.

Mesmo quando encontrar outro local com mais espaço, evite trazer para a negociação. O proprietário pode ter outros motivos para ter aumentado o valor. Assim, o melhor é comparar unidades semelhantes e que estejam em localização próxima.

Veja se há urgência na venda

Entender se o proprietário tem urgência em vender o imóvel vai te ajudar a conseguir uma boa negociação. Se não há pressa, esta pessoa terá paciência em esperar por alguém disposto a pagar o valor cobrado. Agora, se há o interesse em se desfazer o quanto antes da casa ou apartamento, você pode ter mais sorte na hora de pedir um desconto.

Outra dica é verificar há quanto tempo este imóvel está disponível para venda. Se faz pouco tempo que foi divulgado, o proprietário não estará tão flexível para negociações. Agora, se está há um bom tempo sem conseguir interessados, você tem mais chances de obter bons descontos.

Faça uma vistoria na estrutura do imóvel

Conheça o imóvel em que está interessado. Marque uma visita e veja como estão as instalações. Se for uma casa ou apartamento novo – ou que passou por reformas recentes – é provável que o valor mais alto – em comparação com imóveis do mesmo padrão – ocorra devido a isso.

Agora, se perceber que se trata de algo mais antigo, com poucas reformas – e que vai te custar alterações após a compra – vale a pena tentar propor uma baixa no preço. E esse será o seu argumento. Ainda assim, prepare-se para contestações e até mesmo para a decisão do proprietário em arcar com a reforma antes da venda – sem alterar o preço original.

Tente disfarçar seu interesse

A ansiedade para realizar o sonho da casa própria pode te atrapalhar e fazer com que você aceite pagar valores mais altos. A dica é tentar disfarçar seu interesse quando encontrar uma casa ou apartamento que te agrade. Peça mais informações para o corretor – ou para o próprio dono -, mas diga que vai continuar pesquisando.

Para tentar te convencer e realizar a venda, você poderá receber descontos vindos do proprietário ou imobiliária. As chances de isso acontecer são ainda mais elevadas quando este imóvel está há muito tempo parado. Então, procure se manter neutro e acalmar as emoções. Seria a “poker face” da negociação de imóveis.

Faça o pagamento à vista

Pagar à vista nem sempre é possível, mas se você tiver condições de fazer isso, não pense duas vezes. A possibilidade de conseguir bons descontos durante a negociação ao propor o pagamento à vista é bem mais alta.

A ideia é válida para quem já tem um imóvel e vendeu – deixando o dinheiro guardado – ou para quem vem juntando o valor há algum tempo. Se puder unir com alguma das outras dicas acima, tem chances de conseguir descontos de até 10%.

O que não fazer ao negociar

As dicas acima vão te guiar para conseguir uma boa negociação ao comprar um imóvel. Agora, vamos falar sobre o que não deve ser feito neste momento:

  • Ignorar o contrato

Leia o contrato com muita atenção antes de assinar. A proposta tentadora pode ser uma tremenda armadilha. O ideal é que o contrato beneficie tanto o comprador quanto o vendedor, então, não tenha pressa na leitura.

  • Esquecer da documentação

Imagine que você conseguiu aquele desconto muito bom na compra de sua casa. Aí foi regularizar a documentação e descobriu que tudo que economizou ia ser gasto ali, pois existiam dívidas, como IPTU devido nos últimos anos. Então, pesquise sobre o imóvel e sua documentação antes de fechar negócio, principalmente se a compra é direta com o proprietário.

  • Não pesquisar a localização

A localização vai influenciar no valor de mercado de uma casa ou apartamento. Se você deixar de pesquisar, mesmo que consiga um desconto, pode se arrepender mais tarde, ao perceber problemas de segurança e até mesmo com vizinhos.

  • Não fazer uma vistoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *